Proposta de Consultoria em RH
Por: ELSONCM • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 3.535 Visualizações
CARTA PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
DE CONSULTORIA EMPRESARIAL
Ribeira do Pombal, 03 de junho de 2014.
À Senhora Daniela Matos Araújo
Diretora de Recursos Humanos
Cheiro Bom Indústria de Perfumaria e Cosméticos S/A
Rua dos Imigrantes, SN, Ribeira do Pombal-BA, CEP: 48400-000
Prezada Senhora,
A empresa, Unidos Consultoria LTDA oferece seus serviços de consultoria em Qualidade de Vida no Trabalho, de acordo com a solicitação de proposta datada de 01/05/2014.
Na hipótese das negociações serem realizadas durante o prazo de validade desta proposta, ou seja, até a data de 03/07/2014, comprometemo-nos a negociar com base nas discriminações da presente proposta, sendo que, após este prazo estará sujeita às modificações que porventura se fizerem necessárias, podendo resultar em novas negociações para o fechamento do respectivo Contrato de Prestação de Serviços.
Cientes de que Vossa Senhoria, não se obriga a aceitar qualquer proposta recebida, aguardamos retorno e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
___________________________
Josenaide Cruz Santos
Sócia Gerente
- Dados da Consultoria
A empresa, Unidos Consultoria LTDA, estabelecida no mercado de consultoria desde 02/01/2010, possui uma equipe de profissionais especializados nas áreas de Recrutamento, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Qualidade de Vida no Trabalho.
- Objeto da prestação de serviço
Conforme nos foi apresentado, a empresa Cheiro Bom Indústria de Perfumarias e Cosméticos, vem enfrentando elevado índice de absenteísmo ao trabalho e alguns afastamentos por motivos de doenças psicossomáticas como depressão e alcoolismo, indicando possíveis insatisfações profissionais e pessoais dos colaboradores, ocasionando baixo índice de desempenho e produtividade. Os problemas identificados pela empresa serão o objeto do nosso trabalho, que desempenharemos com muita dedicação e profissionalismo com o objetivo de desenvolver ações eficazes de identificação e tratamento dos problemas, melhorando as condições de trabalho e consequentemente a satisfação e produtividade da equipe.
- Regime de execução
Etapa 1.1 – Coleta de Dados -Percepção dos colaboradores
- Na primeira etapa realizaremos entrevistas com os colaboradores envolvendo os dirigentes das áreas estratégicas, os responsáveis pelos setores de produção e com 10% (dez por cento) dos funcionários dos setores de produção, e tem a finalidade de colher informações sobre os problemas que afetam os colaboradores, os níveis de stress por eles sentidos, as entrevistas serão confidenciais e realizadas em sala reservada pela empresa para este fim..
- Para realização desta etapa, a empresa disponibilizará uma sala exclusiva para a equipe de consultoria, por um período entre o mínimo de quinze e máximo de trinta dias, de segunda à sexta feira, cujo período será definido conforme o número de funcionários que participarão das avaliações diagnósticas.
Etapa 1.2 – Coleta de Dados - Aspectos Ergonômicos e de Acessibilidade
- Em seguida à etapa 1, será analisado um estudo sobre os aspectos ergonômicos e de acessibilidade, visando identificar as situações que estejam em desacordo com as normas técnicas adequadas à atividade exercida, bem como, as situações de desconforto relatadas pelos colaboradores, sendo tais informações agregadas ao mapa supra citado.
- Este trabalho não afetará as atividades da empresa visto que deverá ser realizado observando as situações reais de trabalho.
Etapa 1.3 – Coleta de Dados – Nutrição (Saúde Física) e Políticas ( Saúde Mental)
- Esta etapa será realizada paralelamente ao trabalho da Etapa 2, onde uma segunda equipe efetuará o levantamentos das informações nutricionais visando verificar se a alimentação oferecida no refeitório da empresa estão adequadas as necessidades dos colaboradores e o nível de qualidade da mesma.
- Uma terceira equipe efetuará a coleta de dados sobre as políticas da empresa para verificar como lida com questões que afetam psicologicamente os colaboradores e consequentemente a qualidade de vida, como: questões espirituais e religiosas, questões políticas, conflitos internos, direitos e deveres dos colaboradores, premiações e punições, incentivos e programas de formação do pessoal.
Etapa 2 – Análise dos dados coletados / Elaboração Plano de Melhoria.
- Encerrada a coleta de dados, a equipe de consultoria efetuará uma análise dos mesmos e confeccionará um Mapa/Demonstrativo, onde estarão expostos e relacionados os problemas identificados, suas causas e possíveis soluções.
- Os resultados serão apresentados aos dirigentes da empresa e promovidas reuniões para discussão e negociação das propostas e elaboração de um Plano Melhoria.
Etapa 3 – Execução do Plano de Melhoria
- Aqui será executado o plano de melhoria com várias as ações aprovadas.
Etapa 4 – Acompanhamento e Verificação dos Resultados
- Aqui será efetuado o acompanhamento das implantações e verificados os resultados obtidos com emissão de relatórios para a empresa.
- Metodologia
As técnicas de trabalho incluem as pesquisas de campo, entrevistas com os colaboradores, aplicação de técnicas de estímulos às percepções cognitivas: autoconhecimento, identificação dos motivadores. As atividades serão aplicadas por meio de atividades de relaxamento mental com o uso de músicas e vídeos, atividades psicomotoras e discursões. Todos os conteúdos serão abordados por meio de dinâmicas grupais, socializações das percepções e sensações dos participantes referentes às atividades desenvolvidas no dia a dia.
...