TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução do caso: McDonald´s e a obesidade

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 5

Questões sobre o estudo de caso:

McDonald´s e a obesidade

O case em questão, traz um debate atual sobre a obesidade e os riscos de saúde associados a isso. Além disso atenta sobre a obesidade infantil e como isso afetaria as novas gerações.

Exemplos de como isso é tratado e combatido, é mostrado com casos dos EUA e da Europa e como a proibição e diminuição da propaganda de restaurantes fast-food surgem efeitos positivos ou em alguns casos são nulos e não alteram os índices da população.

O que se dá no caso principalmente é sobre as propagandas para o público infantil e como por exemplo o McDonald´s contribui para isso.

Na Europa, já está sendo criado termos legislativos para mudar esse tipo de campanha com foco nas crianças e até mesmo pensando e proibindo personagens que podem ser associados a isso.

O case também traz uma empresa de fast-food em especifico, sendo o McDonald´s e mostrando como ações da empresa influenciam e impactam no tema. A relutância em mudar o estilo de vida fast-food para alimentação saudável é ainda um tabu para seus executivos e futuramente cada vez mais será alvo de batalhas judiciais caso mantenham o modelo de negócios baseado em uma alimentação com baixo teor nutritivo e alto teor calórico.

QUESTÕES- Case McDonald´s e a obesidade.

1. Como o McDonald’s deveria reagir quanto à comparação entre os anúncios em que Ronald McDonald apresenta estilos de vida saudáveis e os anúncios de cigarro com Joe Camel? O McDonald’s deveria eliminar Ronald McDonald de seus anúncios?

O McDonald´s deveria reagir negando qualquer semelhança entre a apresentação de estilos de vida saudáveis e anúncios de cigarro. Quando se trata de elementos de marca, a criação de personagens é muito comum no mundo inteiro. Esses personagens, não têm que apenas fazer uma associação com o público infantil, vai além disso. Personagens representam um tipo especial de símbolo de marca, usados principalmente para prender a atenção dos consumidores e consequentemente sendo úteis para a criação de lembrança da marca.

Logo, o personagem não se trata de um problema na questão, e sim o que está sendo vinculado na campanha publicitária. Comunicar hábitos saudáveis é muito diferente de cigarros.

Portanto, o McDonald´s não deveria eliminar Ronaldo McDonald dos seus anúncios, justamente pelo destaque que o personagem tem, tendo destaque na apresentação de novos anúncios publicitários sobre hábitos e estilos de vida saudáveis.

2. Fale sobre os méritos da lei proposta pela França que exige que as empresas de fast-food acrescentem uma mensagem sobre saúde nos comerciais ou paguem uma taxa de 1,5% sobre seu orçamento de propaganda. Qual dessas duas opções deveria ser escolhida pelo McDonald’s? Defenda sua recomendação.

Se a França adotar tal lei, seria de grande ajuda ao combate da obesidade crescente na Europa. Quando se trata de obesidade, e principalmente obesidade infantil, a tendência é que em 5 anos atinja níveis iguais ao dos Estados Unidos. Essa é uma estratégia importante para “incentivar” as empresas de fast-food vincularem cada vez mais mensagens sobre saúde, educando a população e alertando sobre riscos provocados pela obesidade. Para as autoridades francesas, a taxação sobre o orçamento de propaganda irá incentivar as empresas a adotarem novas medidas nas peças publicitárias.

O McDonald´s deveria acrescentar mensagens sobre saúde nos seus comerciais independente de ter taxa sobre o orçamento de propaganda, visto que globalmente a tendência é consumidores com hábitos mais saudáveis e ter uma associação com alimentação mais saudável é fundamental para a manutenção do modelo de negócio do McDonald´s.

3. Se não existe nenhuma evidência de diminuição dos índices de obesidade nos países que proíbem a propaganda de alimentos direcionada a crianças, por que investir nessa ação?

Apesar de não existir nenhuma evidência de diminuição dos índices de obesidade, nos países que proíbem a propaganda de alimentos direcionada a crianças como por exemplo na Suécia e na Noruega, deve-se investir nessa ação principalmente para evitar que daqui alguns anos tenha uma crescente no índice de obesidade entre adultos.

Essa ação deve ser analisada principalmente a longo prazo.

4. A ampla questão enfrentada pelo McDonald’s no Reino Unido é a atual atitude em relação ao índice crescente de obesidade. A empresa experimentou várias abordagens diferentes para lidar com o problema, mas ele persiste. Relacione todos os problemas enfrentados pelo McDonald’s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com