TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de desenvolver uma ciência para entender a humanidade e o mundo, no século XIX, Augusto Conte criou o termo Sociologia e definiu duas vertentes principais, o estudo da ordem social e o estudo do progresso social.

Conceituando a Sociologia, ela é a ciência que estuda os fatos sociais, suas origens, sua motivação, suas conseqüências e as possíveis formas de intervenção.

A Sociologia aplicada à administração é a ciência que estuda os fatos sociais que interferem nas organizações ou os fatos sociais que sofrem influência das próprias organizações ou de seu comportamento, ou seja, a Sociologia das organizações estuda a interferência direta ou indireta, das alterações comportamentais da sociedade, no desempenho, no sucesso, no fracasso ou na sobrevida das organizações. Para o administrador, o estudo da Sociologia aplicada à administração é de grande importância para que se alcance um melhor desempenho e, assim, garanta seu sucesso.

SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

A partir do momento que o homem se deu conta que o seu trabalho poderia ser melhorado se o mesmo passasse a dividir as tarefas de acordo com as habilidades individuais, pôde-se constatar o nascimento do processo administrativo e do processo de dominação e divisão em classes, notadamente mais nos tempos modernos, iniciados com a revolução industrial.

Pra se obter lucro na sociedade em que vivemos muitas organizações têm adotado uma política em que um certo nível de exploração do empregado é aceitável. A realidade do modo de produção capitalista, com todas as suas decorrências, tais como a linha de produção, a especialização e a fragmentação do trabalho induz a um modo típico de exploração do trabalhador. Essas empresas, muitas vezes, fragmentam o trabalho com o objetivo de conseguir uma maior produtividade, visto que o operário está preocupado apenas com um escopo cada dia menor de tarefas progressivamente mais simples, e com isso a necessidade de mão-de-obra especializada diminui bastante. A conseqüência imediata da falta de especialização é o salário, que pode ter uma redução significativa. Mas, dá para notar que esse tipo de gerenciamento não está dando resultados.

Hoje, sabe-se que o homem necessita de fatores, além do financeiro, para se sentir motivado e produzir e, assim, aumentar a produtividade da empresa. As organizações devem se conscientizar de que fazem parte de um todo cuja característica primordial deve ser a unidade para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Todos os elementos do Universo têm interconexão e influência mútua. Por exemplo, os funcionários dependem da empresa, que depende dos clientes e que, por sua vez, também dependem desta para sobreviver.

Parece incoerente que muitas organizações estejam ainda sintonizadas somente com o aumento de seus índices de desempenho sem levar em consideração as necessidades dos funcionários. Atualmente, o consumidor não mais admite adquirir produtos de empresas que tratem seus funcionários de maneira leviana. E assim, para sobreviverem, as organizações terão obrigatoriamente que atender às expectativas de seus clientes. Os funcionários se sentem muito mais comprometidos e motivados em trabalhar para uma empresa que tem boas condições laborais, um bom clima organizacional e que os trata dignamente.

Deve-se levar em consideração que as ações do homem dependem do meio em que ele vive, os costumes e a cultura do meio as determina. O comportamento humano depende do que e de quem está ao seu redor, isto é, o campo dinâmico no qual tudo está inter-relacionado. No entanto, os dirigentes da organização é que determinam os valores aceitos pelos seus membros. Fica evidenciado que a postura adotada por estes membros é o reflexo direto da postura de seus dirigentes. A liderança exerce uma influencia fundamental no comportamento das pessoas.

Em qualquer tipo de organização humana a liderança e necessária, principalmente nas empresas. É preciso que o administrador conheça o que motiva o ser humano e saiba conduzir seus funcionários.

O comportamento do líder deve ajudar o grupo a atingir seus objetivos e satisfazer suas necessidades. Na realidade, a liderança é um processo contínuo de tomada de decisões que influenciam o trabalho de todo um grupo.

A função de liderança se baseia na percepção do líder pelo grupo como o possuidor e controlador dos meios para a satisfação de suas necessidades. Dessa forma, aquele que souber resolver ou ajudar a resolver os problemas do grupo tem grandes possibilidades de ser eleito como o líder. Um grupo pode selecionar, eleger, aceitar espontaneamente um indivíduo como líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com