TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedades Empresárias

Por:   •  5/6/2018  •  Dissertação  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS – FTC-EaD

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FINANÇAS CORPORATIVAS

FINANÇAS CORPORATIVAS

Sociedades Empresárias

Atividade Orientada (Etapa II) para ser apresentada ao tutor Samuel como crédito Sacramento da disciplina “Finanças Corporativas”, do curso Bacharelado em Administração, Circuito 9, FTC-EaD.

UBAITABA – BA

2010

Sociedades Empresárias

O avanço tecnológico tem transformado muito a produção e do mesmo modo a distribuição das mercadorias, pois as mudanças cotidianas fazem com que se busquem novas formas de manufatura do produto, e de alocação dos bens produzidos. Antes, a técnica de produção era individualizada, onde um indivíduo com recurso financeiro podia abrir seu pequeno negócio e dependendo da dinâmica empresarial o negócio deveria crescer, proporcionando o sucesso ao seu proprietário.

O empresário era o próprio dono e gerente, não havia sócios, que poderia acontecer, como era comum, é uma união do capital familiar. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de abrir a capital da empresa para outras pessoas gerando, assim, sociedades empresárias. Sociedade empresária é aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços, constituindo elemento de empresa. Resumidamente, “sociedade empresária" é a reunião de dois mais empresários, para a exploração, em conjunto, de atividades econômicas.

Entre as principais sociedades empresárias destacam-se:

• Sociedade em comum: é qualquer sociedade que explora uma atividade econômica e que ainda não está registrada. Conhecida por "sociedade de fato" e "sociedade irregular" não se trata de um tipo societário para constituição de empresas e sim uma condição em que a sociedade se encontra. Nestes casos todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem aquele que contratou pela sociedade, ou seja, o sócio que efetuou o negócio responde com seus bens particulares, sem a garantia do benefício de ordem, mesmo que a sociedade tenha bens, o que significa dizer que o credor não é obrigado a executar primeiro os bens da sociedade, pode se preferir executar os bens do sócio contratante em primeiro lugar;

• Sociedade em conta participação: é composta de duas ou mais pessoas sendo que ao menos uma delas será responsável pela prática dos atos comerciais e os exercerá sob sua própria e exclusiva responsabilidade, o encarregado dessa tarefa é conhecido por sócio ostensivo. A Sociedade em Conta de Participação é uma sociedade exercida sob o nome de um dos sócios, o sócio ostensivo, que aparece para o mercado como um comerciante individual. Portanto, uma sociedade oculta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com