TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  6/6/2015  •  Monografia  •  15.807 Palavras (64 Páginas)  •  2.291 Visualizações

Página 1 de 64

1.  INTRODUÇÃO

A gestão de estoques é um conceito amplamente difundido, estando presente em praticamente todo o tipo de organização. No ambiente empresarial, se por um lado baixos níveis de estoque podem levar a perdas de economia de escala e altos custos de falta de produto, por outro lado o excesso de estoque representa custos operacionais e de oportunidade de capital empatado. Apesar da importância, complexidade e extensão, a gestão de estoques é ainda negligenciada em muitas empresas, sendo ate classificadas como uma questão não estratégica e restringida à tomada de decisões em níveis organizacionais mais baixos. Outras empresas já perceberam que a gestão de estoques pode trazer vantagens competitivas e estão inclusive olhando os estoques ao longo de toda a cadeia de suprimentos da qual fazem parte. Este trabalho tem a proposta de apresentar conceitos, modelos e aplicações da ciência da gestão de estoques, composto por um referencial teórico que da uma estrutura ao trabalho seguido da metodologia, onde são aplicadas pesquisas de campo através de método quantitativo e descritivo caracterizado por questionários aplicados aos colaboradores da organização, conjuntamente será elaborada a lacuna entre pratica e teoria onde serão identificados os problemas, consequências, e suas possíveis soluções.  

  1.  Apresentação do Tema

No sistema ¹ SAP é possível definir a necessidades e as pendências que são geradas no decorrer do dia a dia. Para cada setor de atividade, é possível fazer acordos específicos de produtos e serviços. Dentro de um setor de atividade, o usuário pode efetuar análises estratégicas ou preparar procedimentos.

1.2 Problemática

A Administração financeira é a atividade que tem como função precípua o gerenciamento do fluxo de materiais, desde a saída do fornecedor até o consumidor, de forma a garantir que as atividades fins da empresa não venham acarretar problemas como pagamentos rejeitados ou devolvidos, notas fiscais com divergência de valores, notas fiscais extraviadas, notas fiscais com imposto diferentes, notas fiscais com CNPJ errado. Para que Compras atinja essa eficiência operacional, no entanto, ela depende de uma contrapartida do estoque, pois seu desempenho está diretamente relacionado ao desempenho das atividades de Estoques e às informações que este lhe passa.

Para que isso não acontece o que teremos fazer?[1]

  1.  Justificativa

            Com a proposta de estágio que a empresa U&M Mineração e Construção forneceu, surgiram novos conhecimentos, que geraram uma identificação com o assunto e o trabalho para cumprir esse objetivo. A Administração de finanças  conta com duas funções fundamentais: Estoques de MRO e matérias-primas e Compras.

Estoque de matérias-primas pode ser entendido como toda reserva físico, o armazenamento dos insumos que serão utilizados no processo produtivo, ou seja, que irão compor o produto e o estoque de MRO que são peças de reposição e que da a garantia da à disponibilidade  de equipamentos.[pic 1]

Compras, por sua vez, é a função que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços. Ela preocupa-se sobremaneira com o estoque de matérias-primas.

A finalidade deste trabalho é analisar a influência que a Gestão de Estoques tem no setor de Compras da empresa objeto do estudo. Seu foco identificar como ocorre essa relação entre estoques e compras e qual o impacto para os resultados operacionais e financeiros da empresa. A importância em realizar esse estudo será permitir a empresa identificar em quais etapas do processo estão os gargalos e, dessa forma, agir sobre elas de forma a evitar os problemas.  

Uma gestão eficiente nas informações, financeiras e econômicas, vem com a necessidade de que à empresa apresente um grau máximo de eficácia na relação custo e benefício com isso ter a geração da comunicação da informação.

No entanto, com o advento da visão mais estratégica do seu papel organizacional e do enxugamento dos estoques, passou a ser primordial que Compras e Estoques funcionem como atividades integradas, ou seja, as diretrizes e objetivas dos mesmos, apesar de serem específicos para o setor, devem estar de mãos dadas, interligada e em perfeita harmonia uma com as outras. No sistema SAP (cuja sigla em inglês significa "Systems, Applications, and Products in Data Processing", ou "sistemas, aplicativos e produtos em processamento de dados) é possível definir a necessidades e as pendências que são geradas no decorrer do dia a dia. No entanto, as informações aqui expostas poderão servir de base para outros estudos.

1.4 Objetivos

1.4.1     Geral.

Executar serviços administrativos relativos á área financeira e suprimentos levando á identificação dos pontos positivos e negativos, buscando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de propostas de melhorias e sugerir ideias para ajudar na resolução de problemas.

  1. Específicos.
  • Executar serviços administrativos relativos á classificação de documentos;
  • Identificar o lançamento, cálculos e descrição de dados financeiros;
  • Propor o controle e organização de arquivo de estoque;
  • Analisar e preparar o controle de material para identificar e descrever como ocorre o processo de compras na empresa;
  • Identificar as atividades de suporte á Chefia imediata e operacional;
  • Propor uma melhor negociação com fornecedores no processo de compra de materiais.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A Administração de materiais é a atividade que tem como função precípua o gerenciamento do fluxo de materiais, desde a entrada desta mercadoria na empresa até o equipamento que será trocado, de forma a garantir que as atividades fins da empresa – a produção e compra possa ser realizada e, dessa forma, possam-se atingir os objetivos estratégicos propostos. Assim, a Administração de materiais envolve as atividades controle de produção, compras, controle de estoques, movimentação de materiais, tráfego, recebimento, embarque e armazenagem. Apesar da importância dessa atividade, ainda são poucas as empresas que efetivamente a praticam e utilizam de uma forma estruturada.

Qualquer atividade industrial requer materiais e suprimentos com os quais possa trabalhar. A qualidade dos materiais deve ser adequada ao propósito a que se destinam e apropriada ao processo e equipamento que se está empregando. A deficiência em qualquer um destes pontos poderá provocar demoras onerosas (com o custo frequentemente excedendo, por larga margem, o valor dos próprios materiais), produção ineficiente, produtos inferiores, o não cumprimento de promessas de entregas e clientes insatisfeitos. (HEINRITZ, 1988, p. 15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.5 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (658.3 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com