TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Marketin

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi baseado na junção entre o exercício profissional realizado pelo Serviço Social e as peculiaridades do Terceiro Setor, que teve como o objetivo refletir sobre a atuação do Serviço Social no Terceiro Setor, com a finalidade de analisar as competências e atribuições executadas pelo setor de Serviço Social na Fundação Manoel de Barros (FMB) em Campo Grande – MS.

A Fundação Manoel de Barros (FMB) é uma entidade com competência de atuar efetivamente na perspectiva de melhoria das condições de vida da população, promovendo o acesso ao conhecimento, à cultura, à tecnologia, à educação e ao bem estar social, almejando contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Os serviços ofertados pela FMB são caracterizados por gratuidade, e de quem dele necessitar.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada, neste trabalho, está direcionada a pesquisa bibliográfica, baseada nas referências teórico-metodológicas e técnico-operativas da categoria profissional, por meio de estudos de autores que abordem a temática e ainda, por meio das informações do Diagnóstico Institucional realizado durante o Estágio Supervisionado com a acadêmica Mayara Loureiro Lescano. Também foi realizada uma entrevista com a Assistente Social da Fundação Manoel de Barros, com assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido.

DESENVOLVIMENTO

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é uma profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei no. 8.662/1993, e só pode ser exercida por um Assistente Social. Tem caráter interventivo e sua atuação na realidade social está embasada em princípios norteadores da profissão.

        Segundo José Filho (2002, pág. 56) o Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua especificidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo este que serem adequadamente formulando guardando estreita relação com objetivos. Essa formulação dos objetivos garante-nos, em parte, a especificidade de uma profissão. Em consequência, um corpo de conhecimento de conhecimentos teóricos, métodos de investigação e intervenção e um sistema de valores, concepções ideológicas conformariam a especificidade e integridade de uma profissão. O serviço Social e uma prática, um processo de atuação que alimenta por uma teoria e voltar à prática para transformá-la, um contínuo ir e vir iniciando na prática dos homens face aos desafios de sua realidade.

Para Iamamoto (2001, p.52), diante dos avanços qualitativos

que o Serviço Social viveu nas últimas décadas, no que diz respeito

A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENÁRIO EDUCACIONAL

115

à formação profi

ssional e ao trabalho de Serviço Social, travaram-se

fortes embates e discussões no que diz respeito à relação dialética

entre teoria e exercício profi

ssional (prática) ou seja, a busca de es-

tratégias do profi

ssional que vão mediar as bases teóricas acumuladas

com a operatividade do trabalho profi

ssional. O caminho é longo,

mas foi dado um longo “voo teórico”, aproximando o Serviço Social

ao movimento da realidade concreta, às várias expressões da questão

social. O desafi

o na atualidade, segundo a autora, “é transitar da ba-

gagem teórica acumulada ao enraizamento da profi

ssão na realidade,

atribuindo, ao mesmo tempo, uma maior atenção às estratégias,

táticas e técnicas do trabalho profissional”, em decorrência das

particularidades dos temas que são objetos de estudo e de ação do

profi

ssional.

        O assistente Social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para o seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresárias, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

 A ação do Serviço Social desde o surgimento da profissão no Brasil, por volta de 1930, até a contemporaneidade mostra que a profissão vem ganhando espaço no mercado de trabalho e reconhecimento na sociedade, ao longo de sua história, o Serviço Social foi se reconceituando e avançando por vários espaços a exemplo do Terceiro Setor.

TERCEIRO SETOR

O Terceiro Setor visa fins públicos e não lucrativos. É um conjunto de entidades da sociedade civil que contribuem para chegar a locais onde o Estado não conseguiu, por meio de ações solidárias. E tem como objetivo atender os direitos básicos da sociedade e combater a exclusão social e gerar serviços de caráter público.

O Terceiro Setor não deve e nem pode ser visto como solução final para os problemas sociais, senão estaremos retirando a responsabilidade do governo. Contudo, é visando o Terceiro Setor que o estado quanto o Setor Econômico se espelham para realizar suas ações sociais, montando parcerias com entidades sociais, ONGs etc., e até mesmo criando suas próprias instituições, pois, é no Terceiro Setor que eles vêem uma saída viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com