ÉTICA Implementações e Aprimoramento para a VBN
Por: Diego Simao • 25/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.811 Palavras (8 Páginas) • 163 Visualizações
ÉTICA
Implementações e aprimoramento para a VBN
Março/2019
Tópicos desenvolvidos
Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.
Apresentação e objetivo
As empresas de telecomunições são fundamentais para o mundo moderno, pois auxiliam a comunicação entre empresas e também pessoas. Com a velocidade de informação e propagação de notícias, essas empresas estão no centro das interligações dos demais setores e as atenções de pessoas, através do seus smartphones, fazendo-se necessário de boas políticas de responsabilidade social, ambiental, implementação de princípios éticos a fim de garantir a sua integridade a de seus funcionários no âmbito individual e coletivo.
A VBN visando aprimorar sua governança corporativa busca melhores práticas de ações e processos para que haja maior transparencia de acordo com as propostas sugeridas pela consultoria. Um programa de integridade no qual a empresa sinta-se segura no cumprimento de normas e combate a corrupção onde a ética e a transparência são fundamentais para tais objetivos.
Para atingir o nível desejado a alta gestão deve estar engajada com o cumprimento do código de ética e de conduta, devendo estarem cientes da situação atual em que a empresa se encontra para a realização do diagnóstico. Um plano com as diretrizes deve ser implementado onde também deve-se abrir canais de comunicação para então ter um parâmetro para devido monitoramento e indicadores de performance (KPI’S).
Desenvolvimento
1. Ações e estratégias para a integridade Organizacional
A integridade deve ser buscada por cada um dos colaboradores e, quando pensado de maneira coletiva, torna-se Organizacacional. Visando garantir a sua integridade, e a de seus funcionários no âmbito individual e coletivo, faz-se necessário a montagem de uma equipe responsável pelo compliance e comitê de ética da Organização, uma vez que é sabido que previne e detecta riscos, perdas, fraudes, além de contribuir para a reputação e imagem gerando lucratividade e solidez no mercado. GIOVANINI (2014) descreve os principais pontos para a eficiência do compliance:
• Comprometimento da alta direção;
• Criar políticas, procedimentos e controles que possam servir de referencia;
• Desenvolver a comunicação, treinamento e sensibilização no ambiente Organizacional;
• Avaliar, monitorar e fazer auditorias internas;
• Tomar medidas disciplinares e ações corretivas
• Adequar a delegação de responsabilidades
• Fazer melhoria contínua
Abaixo, também há medidas a serem tomadas para o cumprimento das normas, prevenção, denuncia em caso de desvio e forma de medir, monitorar e engajar o pessoal:
• Manual contendo o código de ética e conduta a ser seguido por todos os colaboradores
• Criar canais de comunicação de âmbito interno e externo. Dentre os internos, pode ser feito através de intranet, pois é restrito aos funcionários onde pode ser enviadas informações sobre a empresa. Na forma de mural de comunicação ou recados, rede social restrita a funcionários, e-mail, etc. Já externamente, pode ser disponibilizado SAC, Ouvidoria ou até mesmo rede social aberta.
• Treinamentos de código de ética e conduta visando o fortalecimento e enraizamento da cultura Organizacional.
O Codigo de Ética ou de conduta é o principal direcionamento para o Compliance de uma empresa. Nele deve refletir a missão e visão Organização devendo ser elaborado com linguagem de fácil entendimento dos stakeholders e servindo como norte na tomada de decisões. Por ser uma diretriz de conhecimento público deve também abordar assuntos como conflito de interesses de terceiros, atos ilícitos, etc.
Os canais de comunicações, principalmente em tratando-se de denúncias de atos ou práticas ilíticas de stakeholders, devem garantir a segurança e integridade do denunciante para que seja efetivo. O Comitê de Ética deve avaliar e decidir se prosseguirá com a denuncia e, se necessário, repassar a informação para outras partes interessadas, como a auditoria. O sucesso dos canais dependerá dos casos investigados e da rapidez do Compliance e demais envolvidos em tomar medidas justas e efetivas de acordo com o código de ética.
Os treinamentos do código de ética devem ser feitos periodicamente através de Intranet e o sugerido para VBN é que seja atribuído notas de avalição para os treinados. Dessa forma é possível verificar quem está precisando reforçar e enraizar ainda mais a cultura organização e também, se necessário aplicar novos treinamentos com menor periodicidade para esses.
2. Obstaculos da cultura organizacional
O maior dos obstáculos a ser enfrentado e muito comum é a resistência ao novo. A comunicação torna-se peça fundamental e eficaz para a mudança conforme Silva e Vergara (2003) mencionam a grande dificuldade encontrada por gestores em processos de mudança, está no alinhamento dos colaboradores no que corresponde a comunicação, compreensão, assimilação e execução dos objetivos propostos pela organização. A mudança é um grande desafio porque muitas das vezes há distorção entre a fala e prática.
Antes da introdução de novos valores e consequentemente haver uma mudança de cultura é necessária avaliar e fazer os ajustes necessários de acordo com a realidade vivida pela VBN. Vergara e Pinto (1998) aconselham que a mudança cultural
...