Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: anaclaraqueiroz • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Anápolis
NOME |
|
RA |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Anápolis
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa.
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
- Trabalho e escravidão
Na antiguidade o trabalho escravo era dito como essencial para maioria dos povos Gregos, Romanos e Egípcios, como exemplos o seus templos e impérios foram construídos a base de mãos de obras escravas, neste tempo a cultura deles eram assim a politica permitia que fosse assim. Hoje os tempos são outros, existe proteção para este tipo de trabalho já e considerado crime, porem isso não garante que foi extinto ou banido da humanidade, ainda assim sai em noticiários descoberta de pessoas que estavam em trabalho escravo, sofrendo maus tratos e humilhações, a verdade e que mundo evoluiu, mas ainda existem pessoas que acha que podem aproveitar do ser frágil.
O mundo esta em constante combate a este tipo de crime, mas muito pouco tem sido feito diante do que poderia ser feito, porque a impunidade e o maior fator pra este tipo de crime acontecer outro fator e desigualdade social, porque a maior força de trabalho escravo e a economia, porque tanto hoje como antigamente tem pessoas que estão trabalhando exaustivamente sem tem nenhum ganho com isso e ainda sofrem constrangimento e assedio moral por não conseguirem cumprir meta, são tratados como animais.
- Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores
São vários agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo são elas: gigantes multinacionais, as corporações de grande porte e as pequenas empresas, utilizam mão de obra barata para obtenção de maiores lucros, estes empresários só se importam com o dinheiro e fecham os olhos para o resto sempre pensando nas vantagens competitivas dos negócios.
O governo poderia e deveria intensificar esta luta contra o trabalho escravo, criando leis mais rígidas, a mídia deveria dar mais importância a este tema, em se tratando deste assunto quando ele vem a publico parece que e algo que só acontecia no passado e talvez por isso cause tão pouco impacto na mídia, mas isso e o mesmo que tapar os olhos para não ver que este problema ainda existe.
- Escravidão e Ética
Escravidão e um assunto que todos sabem não tem nada de ético, isto não inclui escravidão de mão de obra, vivemos em um mundo que existem vários tipos de escravidão que a ética ficou de lado porque e algo que não e correto, se não e correto precisa ser olhado com outros olhos, com mais respeito e cuidado porque envolve pessoas. Mesmo sendo algo errado, trabalho escravo e algo que continua enraizado na cabeça do ser humano com esta ideia de que existem pessoas inferiores, seja pela classe social, cor ou raça, faz com que muito isso não pesa na consciência e lute para acabar com este tipo de escravidão no mundo.
...