TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na profissão

Por:   •  3/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 14

O QUE É ÉTICA

 Ética é um ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. Em um sentido mais prático a ética pode ser compreendida ao se examinar certas condutas do dia a dia, por exemplo, o comportamento de alguns profissionais. A ética pode ser confundida com lei, embora a lei, frequentemente, tenha como base princípios éticos. Ninguém pode ser obrigado, pelo Estado ou por outros indivíduos e cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a elas. A lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética. A ética engloba diversos campos, como antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, e até mesmo educação física, ou seja, abrange uma vasta área, incluindo a vertente profissional. Há códigos de ética profissional que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

Princípios da ética

Alguns dos princípios éticos são: respeito pelas pessoas; solidariedade; justiça; uso do diálogo; acolhimento do outro com suas diferenças, potencialidades e dificuldades; liberdade; responsabilidade; moral; beneficência (diferenciar o bem e o mal); justiça.

Obs: Geralmente os princípios éticos surgem à medida que novas situações são colocadas diante da sociedade. Por exemplo, a escravidão já foi considerada legal, moral e até ética, passando de legal a tolerável, até ser ilegal e chegar a ser inconcebível.

O CÓDIGO DE ÉTICA

Quando o empregador adota novas posturas, ações que promovem o bem-estar das pessoas que trabalham na empresa, esta prática voluntária é entendida como uma responsabilidade social, onde o empresário busca melhorar a relação entre ele e os funcionários, que devem ser valorizados. Formado por uma série de políticas e práticas, o Código de Ética serve para determinar certos comportamentos, sendo a pessoa investida de algumas responsabilidades. Os temas mais abordados na elaboração destes códigos, existe o respeito entre os chefes e subordinados, o comportamento da empresa nas demissões realizadas, o alcoolismo, uso de drogas e assim por diante. A empresa ao adotar um código de ética, estimula o comprometimento dos funcionários da empresa, ajuda também na resolução de conflitos, protege o trabalhador e a entidade em si, na questão da solução de problemas causados pelo desvio de conduta do colaborador, do próprio empresário, do acionista e assim por demais. Observação: A diferença entre ética e moral é que a primeira trata do comportamento individual da pessoa na sociedade, e o último, o ensinamento das regras e educação que recebeu.

OBJETO E OBJETIVO DA ETICA

 A Ética, enquanto ramo do conhecimento, tem por objeto o comportamento humano do interior de cada sociedade. O estudo desse comportamento, com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas, constitui o objetivo da ética. FUNÇAO DA ETICA Em qualquer sociedade que se observe, será sempre notada a existência de dilemas morais em seu interior. Os dilemas morais são um reflexo das ações das pessoas, e surgem a partir do momento em que, diante de uma situação qualquer, a ação de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos, contraria aquilo que genericamente a sociedade estabeleceu como padrão de comportamento para aquela situação. O comportamento das pessoas, enquanto fruto dos valores nos quais cada um acredita, sofre alterações ao longo da história. Tal fato significa que aquilo que sempre foi considerado como um comportamento amoral pode, a partir de determinado momento, passar a ser visto como um comportamento adequado à luz da moral Quando, por exemplo, um país se envolve em uma guerra, os habitantes desse país (ou pelo menos grande parte deles) estão assumindo um comportamento que normalmente condenam em tempo de paz, qual seja, matar seus semelhantes. Os problemas relacionados com o comportamento do ser humano encontram se inseridos no campo de preocupações da Ética. Ainda que não torne os indivíduos “moralmente perfeitos”, a Ética tem por função investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo das várias fases da história. Essa função apresenta-se como de grande relevância, tanto no sentido de se entender o passado, quanto de servir como parâmetro para fixação de comportamentos “padrões”, aceitos pela maioria, visando a diminuir o nível de conflitos de interesses dentro da sociedade

CONCEITO DE ÉTICA PROFISSIONAL

 Do grego “Ethikos”, a ética estuda a moral e o comportamento dos humanos, determinando como deveriam se portar diante da sociedade. Sabe-se que a ética faz referência com a realidade, onde há uma visão maior para regular as atividades que são feitas no âmbito de uma profissão. Podemos concordar que a ética profissional está vinculada à deontologia, que apresenta alguns princípios e regras que devem ser seguidos.

ÉTICA PROFISSIONAL

A ética se refere ao caráter e ela busca fundamentar as ações exclusivamente pela razão. A ética profissional pode ser entendida como as práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão. É o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. O profissional ético é aquele que cumpre com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho. Através da ética se dão as relações interpessoais no trabalho, visando o respeito e o bem-estar no ambiente profissional. A ética é inerente à vida humana, isto é, é indispensável ser ético para conviver em sociedade. Dentro do ambiente de trabalho a ética é essencial, pois atitudes inadequadas podem afetar o desempenho e a reputação de uma empresa. Apesar de cada profissão possuir seu próprio código de ética, há elementos da ética profissional que são universais e aplicáveis a qualquer atividade profissional. Esses elementos importantes da ética profissional são: Honestidade: preceito básico para a convivência tanto pessoal quanto profissional. Competência: além de talento para desenvolver uma tarefa, competência envolve compromisso, organização e capacidade de ajudar os demais, com o objetivo de realizar um bom trabalho. Sigilo: dados confidenciais da empresa não devem ser compartilhados fora da empresa. Prudência: respeito às relações profissionais dentro do ambiente de trabalho. Humildade: humildade é perguntar quando há dúvidas, no caso do líder, é ouvir os subordinados, é reconhecer erros e aprender com eles. Imparcialidade: tratar as pessoas de maneira igual, independente do cargo que ocupam. A ética profissional não depende do cargo, ela vale para todos, para ser ético, basta agir com respeito e responsabilidade. Uma conduta ética no trabalho é essencial para o alcance da excelência profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com