TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARATA ISOZAKI

Por:   •  28/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

Arata Isozaki é um dos mestres da arquitetura do final do século XX. Nascido em 13 de julho de 1931 em Oita City, na ilha de Kyeshu - Japão. Aos 23 anos, licenciou-se em Arquitetura em 1954 pela Universidade de Tókio. Ao sair da Universidade, começou a trabalhar no atelier do seu professor e grande mestre Kenzo Tange, onde fez seus primeiros projetos.

Concluiu seu Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Tókio. Dois anos depois, Arata saiu do atelier de Kenzo para abrir seu próprio atelier em Tókio, o nome é Arata Isozaki Atelier. Ele se casou três vezes e teve dois filhos com a segunda esposa.  É casado até hoje com Aiko Miyawaki.

        Isozaki criou formas de arquitetura japonesa contemporânea que nenhum dos seus colegas chegou a criar. Ele é um mestre em materiais, criando justaposições invulgares de madeira, pedras e metal. O arquiteto não utiliza materiais tradicionais e tem grande capacidade de criar estilos orientais e ocidentais.  

Seus primeiros projetos foram iluminados pela utopia, fazendo projetos urbanísticos gigantescos que se resolviam com estruturas metálicas tecnológicas. Os seus primeiros independentes, Isozaki mesclou estruturas orgânicas, próprias da tecnologia de ponta, com a estética tradicional do patrimônio japonês. O arquiteto em 1963 aderiu ao movimento do Metabolismo, um estilo que fazia uma abordagem biológica dos edifícios e das cidades que cresciam, para seguir com as exigências de uma maneira que seja paralela à natureza com uso das recentes tecnologias e formas de comunicação nascentes. Essas obras eram de uma mega estrutura utópicas. Aderindo ao Metabolismo, Isozaki projetou cidades suspensas sobre grandes pilares, essa foi sua grande marca. Em 1970, chegou o movimento Nova Onda, um movimento de mudança de estilo no Japão, Isozaki aderiu e foi pelo que ficou conhecido.

         

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com