TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRITICA DA ARQUITETURA MODERNA - KENNETH FRAMPTON

Por:   •  25/2/2021  •  Resenha  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Neste capitulo o Autor KENNETH FRAMPTON ,relata sobre a arquitetura do Neoclassicismo ,que ela surgiu de duas evoluções diferentes porem relacionadas de uma certa forma; Ele diz que "a primeira foi o aumento da capacidade humana de ter um controle sobre a natureza,ou seja usa-la ao seu favor, ter domínio sobre ela, etc.A segunda foi uma mudança fundamental na natureza da consciência humana sua forma de pensar, de ser, de agir, etc.Com essas transformações que foram ocorrendo na sociedade ,criou-se uma nova formação cultural, com estilos de vida de aristocratas e Burgueses. Com as mudanças tecnológicas criou-se uma nova infraestrutura, e com isso uma maior produtividade; Já com as mudanças da consciência humana foram produzidas novas categorias de conhecimento, e este levou-os a refletir bastante, o suficiente para questionar sua própria identidade.

Um grande destaque que o autor comenta também, foram sobre as obras rodoviárias e hidroviárias dos séculos XVII e XVIII, que elas tomaram forma imediata, e deram origem há algumas instituições técnicas, como a Ècole des Ponts et Chaussés,fundada em 1747".

Em XVIII os arquitetos se se conscientizaram da natureza emergente e instável ,e começaram a buscar um estilo mais autêntico por meio de uma reavaliação da antiguidade; Eles se baseavam em obras já existentes e obedeciam os princípios das mesmas.Desenvolveram uma pesquisa arqueológica que levou a uma controvérsia ,sobre qual cultura mediterrânica procurar o estilo autêntico? Egipcio,Entrusco,Grego ou Romano.

O autor descreve que umas das consequências da reavaliação do mundo antigo foi ampliar o itinerário do Grand Tour tradicional ,para além das fronteiras de Roma ,para poder estuda-la, conhecer mais sua arquitetura, como ela se baseava etc. segundo ele ,a descoberta e a escavação de cidades romanas em Herculano e Pompéia, estimulavam expedições para sítios mais distantes, e não muito tempo depois visitaram os sítios gregos na Sicília e na Grécia.Foi a arquitetura grega que teve a origem do tal "estilo autêntico", graças a Le Roy ,que suscitou a ira chauvinista do arquiteto gravador Italiano Giovanni Battista Piranesi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com