TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre A Avaliação Imobiliária No Município De Boa Vista-Rr.

Por:   •  21/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ALUNO: GABRIEL DE MELLO RODRIGUES

MATRÍCULA: 201501108565

E – MAIL: gabrielmelloro@hotmail.com

[pic 2] ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR.

[pic 3] 

O mercado imobiliário é um dos setores mais complexos da economia, e naturalmente, as propriedades costumam trazer preços consideráveis, especialmente nos grandes centros urbanos e com uma grande demanda. E pensando nisso, a avaliação de imóveis é uma etapa extremamente importante e pode trazer mais segurança para as mais variadas negociações do segmento, seja para venda, compra, locação, e diversas outras situações,

Na prática, a exigência mais comum para a avaliação de imóveis ocorre para compra ou venda de propriedadesrescisão do contrato de locação, resolução de inventários, cobrança de impostos, dissolução de sociedades, estudos de dinâmicas imobiliárias, empréstimos com imóvel como garantia, hipotecas, seguros, e até mesmo a própria Justiça pode solicitar uma avaliação para execuções de leilão, por exemplo.

A ideia é ter total certeza em relação aos valores solicitados, servindo de referência para execuções judiciais ou para resolver eventuais discordâncias sobre o preço do bem em questão. Por isso no Brasil, a engenharia de avaliações evoluiu bastante nas últimas décadas, pois consiste na determinação do valor de mercado de um imóvel, entendendo-se como o preço mais provável de acordo com as características e condições do mercado atual de uma região. Ou seja, determinar tecnicamente o valor de um bem imóvel, é importante para a tomada de decisão em vários segmentos da sociedade (PELLI, 2015).

E o CREA (2013) especifica a teor do disposto na Lei nº 53194/66, que a perícia só poderia ser realizada, por engenheiro civil ou arquiteto, devido suas competências técnicas necessárias para elaborar laudos das avaliações imobiliárias, pois, reúne um conjunto amplo de conhecimentos da área de engenharia e arquitetura, bem como de outras áreas das ciências sociais, exatas e da natureza, com o objetivo de determinar tecnicamente o valor de um bem, de seus direitos, frutos e custos de produção, atendendo à prescrição da NBR 14653-2 da ABNT e com o artigo 39 do Código do Consumidor.

E com evidente melhora do mercado imobiliário em 2020 e perspectiva positiva para 2021, a engenharia de avaliações tornou-se convidativa para os profissionais que têm interesse nesta área de conhecimento. A Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) apresenta a NBR 14653 (2001), sob o título de “Avaliação de bens” na qual constam os fundamentos da avaliação, que devem ser cumpridos pelos profissionais avaliadores. Justificando ainda mais o estudo.

Sem falar que em Boa Vista/, não existir legislação local que se relacione com o assunto abordado, e todas as atividades avaliatórias realizadas estão baseadas em recomendações da norma NBR 14653-1 (2001) e NBR 14653-2 (2004) e de normas de órgãos de estados próximos, em casos que se enquadrem em situações semelhantes.

[pic 4]

Tendo como objetivo a análise das situações e procedimentos para levantamento dos dados e identificação das ferramentas que agilizam no processo de gerenciamento e apontar técnicas de avaliações de Imóveis no município de Boa Vista-RR.

[pic 5]

  • Analisar os procedimentos de coleta de dados para Avaliação de Imóveis;
  • Identificar ferramentas de gestão;
  • Apontar técnicas de avaliação de imóveis nas obras da região.

METODOLOGIA

Para melhor alcançar os objetivos propostos neste trabalho, será realizada pesquisa bibliográfica, como: livros de avaliações de imóveis, e artigos publicados. Assim, será elaboração um estudo de caso de um Laudo de Avaliação de um imóvel residencial multifamiliar urbano no município de Boa Vista/RR.

O método utilizado neste estudo será o comparativo direto de dados de mercado, que identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

Após a solicitação dos documentos, será verificada a regularização do imóvel junto aos órgãos competentes como a Prefeitura Municipal de Boa Vista/RR por meio documento de Habite-se; bem como sua situação legal no cartório de registro de imóveis, através da certidão de inteiro teor atualizada; as Anotações de Responsabilidades Técnicas junto ao CREA-RR.

Para esta etapa da vistoria, serão usados equipamentos como câmera digital, GPS e trena eletrônica. Como também terá agendamento com acompanhado do proprietário atual do imóvel.

Na coleta de dados em campo, será realizado um levantamento de unidades residenciais com características semelhantes na região do imóvel em questão, onde será elaborada uma planilha de coleta de dados contendo dados como: endereço, evento, distância aos polos valorizantes, características do imóvel, padrão de conservação e acabamento.

Para construção das variáveis será necessário entender primeiramente sobre o tráfego da região, pois as características que mais influenciam na avaliação de um imóvel é sua localização e a distância ao polo valorizante.

Após serão inseridas informações em planilhas Excel e construção das variáveis. E para analise dos resultados será usado o programa Microsoft 32 Excel e elaboração do laudo na modalidade simplificado de acordo a NBR 14.653-1 (2001).

REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A Natureza da Avaliação de um Bem Imóvel

Do ponto de vista geral e pela definição contida na NBR (Norma Brasileira) -14.653, a avaliação de um bem consiste,

“na análise técnica, realizada por Engenheiro de Avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data”.

Já Douglas e Farias (2018) expõe que a Engenharia de Avaliações, como especialidade é relativamente nova neste âmbito. Entretanto, têm-se a dedicação de vários profissionais como engenheiros que contribuem com os estudos e o desenvolvimento em pesquisam sobre técnicas avaliativas no Brasil.

No entanto, a ABNT (2001) declara que o engenheiro de avaliações deve conduzir uma vistoria que prescindirá as avaliações, com o propósito de conhecer e caracterizar o bem analisado e sua adequação ao seu segmento de mercado, registrando-se suas características físicas, de utilização e outros aspectos relevantes à formação do valor. Esta descrição pode ser acrescentada com plantas, fotografias, desenhos e outros documentos.

Algumas atividades básicas devem ser realizadas pelo profissional, em todo e qualquer método de avaliação, para caracterizar o seu trabalho como laudo, conforme definido na norma. Segundo PELLI (2015), quando o engenheiro recebe uma demanda para elaborar um laudo de avaliação de um imóvel, deve seguir os procedimentos estabelecidos nas normas legais.

2.2 Métodos para identificar o valor de um bem 

Segundo a NBR 14653-2 (2004), os s métodos para identificar o valor de um bem são:

  • Método comparativo direto: preferencialmente utilizado na busca do valor de mercado de terrenos, casas padronizadas, lojas, apartamentos, escritórios, entre outros, sempre que houver dados semelhantes ao avaliando.
  • Método involutivo: utilizado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando. Exemplo: avaliação de glebas.
  • Método evolutivo: indicado para obter o valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao avaliando. É o caso de residências de alto padrão, galpões, entre outros.
  • Método da capitalização da renda: Recomendado para empreendimentos de base imobiliária, tais como shopping centers e hotéis.
  • Método para quantificação do custo do bem: utilizado quando houver necessidade de obter o custo do bem.

No entanto, os métodos de avaliação do valor de mercado de um imóvel no Brasil são regulamentados pela NBR 14653 (2011), que, diante das metodologias utilizadas internacionalmente, é muito básica e tem muito a evoluir. O tratamento científico é a forma de tratamento de dados mais empregada, e com a utilização de regressões lineares vários autores chegam às suas conclusões dentro da engenharia de avaliações. Utilizando essa técnica é possível, segundo Radegaz (2011), encontrar uma fórmula linear para se estimar uma variável a partir de outras.

BIBLIOGRAFIA

ALBERTO FILHO, R. P. 2015. Da Perícia Ao Perito (4º Ed.). Niterói, RJ: Ímpetus. ALVIM, E. A. (1999). Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Revista dos Tribunais.

DOUGLAS, Achlley Orben Amador; FARIAS, Tristão. Avaliação De Imóveis Urbanos: Comparativo De Métodos Avaliativos, 2018. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/4318/1/TCC%20ACHLLEY%20E%20DOUGLAS.pdf. Acesso em: 02 de Maio de 2021.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 14653-1, 2001. Avaliação de bens. Disponível em: <http://bittarpericias.com.br/wp-content/uploads/2017/02/Avalia

cao-Bens-Procedimentos-Gerias-NBR-14653-1.pdf> Acesso em: 15 de abril de 2021.

PELLI, Antônio Neto. Curso Básico de Engenharia de Avaliações. Pelli Sistema em parceria com o IBAPE – Instituto de Avaliação e Perícias da Paraíba. João Pessoa, 2015.

RADEGAZ, N. J. Avaliação de Bens: princípios básicos e aplicações. São Paulo: Liv. e Ed. Universitária de Direito, 2011.

PROFESSOR ORIENTADOR: PROFRA. MSC. KELLEM DE SOUZA SINGH

MATRÍCULA: 201501108565

LOCAL:  BOA VISTA/RR                                                 DATA:19/03/2022.

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (396.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com