TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Justificativo Descritivo

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Memorial Justificativo - Academia 

O presente memorial atende a descrição de um projeto de reforma em uma residência unifamiliar localizada na Rua Mal. Eurico Gaspar Dutra, com encontro da Rua Papa Pio XII e Avenida Ângelo Giuberti, no bairro Centro, Colatina - ES. A proposta para essa edificação é o novo uso, destinando-se a uma clínica de estética juntamente com uma cafeteria.

O empreendimento tem como conceito a conservação estrutural original da residência unifamiliar existente fazendo poucas modificações nos ambientes para oferecer mais conforto ao programa necessário à clínica e ao café. Além disso, optou-se por uma setorização bem definida.

A Clínica de Estética – Clinic House, recebe dois pavimentos. No andar térreo está localizada a entrada principal dando acesso direto a recepção e sala de espera. Os ambientes são bem iluminados e ventilados pelas grandes portas de vidro, proporcionando uma interação do ambiente interno - sala de espera - com o externo – salão externo da cafeteria - . À partir dessa, encontram-se os lavabos acessíveis e não acessível, a copa para funcionários e a sala administrativa.

O acesso ao primeiro pavimento é feito pela escada ou elevador, que situa-se ao lado da recepção. Nesse pavimento, localiza-se o setor de atendimento, que conta com uma sala de consulta, 4 salas de atendimento com dimensões e serviços estéticos variados, e para melhorar o conforto dos usuários o mobiliário foi adequado para cada uso. E também, o neste andar cota com um dml e dois lavabos.

A fachada da clínica tem como objetivo se destacar das outras edificações conta com uma pintura na cor rosa por toda a sua extensão, um jardim vertical por toda volta da placa e o uso de uma membrana bioclimática para proteção solar.

No espaço determinado a cafeteria - Coffe House - , a entrada é feita pela Avenida Ângelo Giuberti, pois é uma via com fluxo intenso de carros e pedestres e há visibilidade para o café. Ao adentrar, temos acesso ao salão interno que conta com mobiliário de mesas e cadeira comportando aproximadamente 45 pessoas – mesas externas na fachada e mesas internas –. Além disso, há um balcão para atendimento e caixa, dando acesso ao espaço destinado a cozinha que também pode-se acessar a despensa e o lixo.

Na parte frontal ao balcão encontra-se a área destinada aos funcionários que conta com lavabos masculino e feminino, área de serviço para limpeza da cafeteria, uma copa, onde os funcionários possam fazer suas refeições confortáveis e uma sala de administração.

Além da área interna o café conta com um salão externo, localizado na parte posterior da clínica. O acesso é feito pela rampa e escada. O espaço há um mobiliário de mesas e cadeiras – aproximadamente 36 pessoas - adequadas para o local, uma área de pergolado com canto alemão de mobiliário e também um “canto instagramável”, sendo uma área verde com balanços. Além disso, nesse ambiente estão localizado lavabos - 2 acessíveis e 2 não acessíveis - para uso dos clientes e um depósito para guarda das mesas e cadeiras.

A fachada tem como conceito as cafeteriais parienses com esquadrias de vidro coberta por toldos para não ter incidência solar direta ao longo do dia, pintura na cor rosa claro . Além disso, um deck de madeira com mesas e cadeiras em sua fachada.

 

 

A escolha dos pisos foi definida de acordo com a funcionalidade do ambiente. No piso externo utilizou-se piso drenante, que é um piso permeável. Na parte interna do pavimento térreo a escolha foi de um piso laminado com textura de madeira em todos os ambientes, exceto na cozinha, despensa e lavabo, que foram escolhidos revestimento de porcelanato especifico para áreas molhadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com