TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as funções atribuídas a um centro de cultura?

Por:   •  5/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Quais são as funções atribuídas a um centro de cultura?

       Sem dúvida, o primeiro papel exercido por um centro cultural para o desenvolvimento do povo de uma cidade é a inclusão social desse povo na cadeia produtiva da cultura, oferecendo condições para que todos - especialmente aqueles excluídos do consumo das artes - tenham acesso à inventividade artística das diversas manifestações culturais. 
Permitir a descoberta do conhecimento e o acesso às atividades relativas à informação, discussão e criação. 

Em segundo lugar, a função de ancorar, em determinada região da cidade, um elenco de atividades não-comerciais, lúdicas, de circulação de bens simbólicos e com poder aglutinador de pessoas. 

Esse aspecto materializa-se quando o centro cultural captura pessoas para atividades outras de fruição estética ou mesmo de mera diversão desopilante, inaugurando e consolidando novos pólos de convivência nos intervalos de suas jornadas de trabalho ou estudo. 

Outro papel importante é contribuir no processo de maturação profissional da classe artística, abrindo oportunidades para o artista apresentar seu trabalho de forma digna, em espaços adequados à construção do diálogo entre artista e público. 


2-De acordo com a sua opinião, por que não há um modelo definido de centro cultura?

       Não existe modelo para centro cultural, mas sim uma ampla base que permite diferenciá la de qualquer outro edifício, possibilitando a discussão e a prática de criar novos produtos culturais.

Porque a conceituação do centro cultural está diretamente ligada ao próprio significado de cultura, que sempre é um objeto de discussão e polêmica.

Mas, quem entra em um centro cultural deve viver experiências significativas e rever a si próprio e suas relações.

 

  1. O que seria um espaço de múltiplo uso

      Um centro cultural pode ser definido pelo seu uso e atividades nele desenvolvidas. Podendo ser um local especializado  ou de múltiplo uso, proporcionando opções como consulta, leitura em biblioteca, realização de atividades em setor de oficinas, exibição de filmes e vídeos, audição musical, apresentação de espetáculos, entre outros, tornando se um espaço acolhedor de diversas expressões ao ponto de propiciar uma circulação dinâmica da cultura.


4- Deve existir uma relação entre o centro cultural e a realidade local? De que maneira?

     Deve existir sem sobra de dúvidas uma relação entre o centro de cultura e a realidade local, não havendo possibilidade de se fazer cultura distanciada e fora da realidade onde se encontra os grupos sociais, deve se portanto, obter vínculos com a comunidade e os acontecimentos locais.

Entretanto, esses espaços devem estar antenados com as necessidades e as formulações culturais características do mundo contemporâneo, com a importância da informação e do conhecimento, atuando também como equipamento informacional.


 5-
Existe um público específico para o centro cultural? Justifique a sua resposta.

     Sim, existe, pois não há possibilidade de se fazer cultura distanciada e fora da realidade onde se encontram os grupos sociais, devendo ter ligação com a comunidade e os acontecimentos locais, mas mantendo esses espaços antenados com as necessidades e formulações culturais características do mundo contemporâneo, com a importância da troca de informação e do conhecimento.

6- Qual a relação entre os verbos citados por Neves (2013) e o programa de necessidades de um centro de cultura? Identifique os verbos e cite os ambientes relacionados a estes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com