A Contabilidade na atualidade e a Indústria
Por: talitatais • 1/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.307 Palavras (10 Páginas) • 235 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
2015
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria.................................................................................................................4
2.2 Contabilidade de Custos Industriais..............................................................................................................6
2.3 O Mercado Financeiro...............................................................................................................7
2.4 A Importância da Gestão de Custos na Indústria..................................................................................................................9
CONCLUSÃO............................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O objetivo da análise de custos é ter na empresa, na sua produção e sua estrutura administrativa a operacional, de forma a controlar seus insumos produtivos (mão de obra, matéria prima, material de embalagem, despesas administrativas, despesas financeiras, etc.), visando obter maiores lucros com menores custos, otimizando os resultados, além de ser um instrumento de informações fiscais para fins de geração de dados.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Contabilidade na atualidade e a Indústria
A Contabilidade na atualidade tem sofrido grandes mudanças, essa nova mudança busca uma melhor demonstração de todos os fatos envolvendo o ramo industrial, é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo reconhecida como uma importante ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários.
Através de suas informações a contabilidade na atualidade pode contar com um aparato tecnológico, onde a informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma rápida, trazendo um retorno em tempo real ao seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as decisões do gestor empresarial.
Após as novas exigências contábeis, o profissional se viu obrigado a buscar meios de capacitação profissional, de acordo com as novas responsabilidades de estar demonstrando aquilo que se pede, uma constante atualização.
Setor Industrial na atualidade
A Indústria tem buscado meios de controlar melhor suas formas de gerenciamento de custos de produção de bens e serviços a ser ofertada, desta forma a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. Na atualidade as indústrias vêm contando com instrumentos que seja capaz de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos que tem como objetivo demonstrar todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais. Portanto a contabilidade de custo tem como base controlar os gastos envolvidos na produção industrial, dando informações necessárias para a tomada de decisão.
A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústria
A contabilidade de custo é uma ferramenta destinada exclusivamente ao departamento de produção de uma indústria. Onde os gastos ocorridos na fabricação dos produtos são contabilizados de forma rigorosa. Podemos citar como exemplo de custos, o salário do departamento de produção, quanto ao salário do pessoal do departamento de vendas são despesas operacionais.
A distribuição do valor adicionado equivale ao conceito macroeconômico de Renda Nacional. A transformação de recursos intermediários em produtos e serviços finais só é possível pelo emprego dos fatores de produção (trabalho, capital, governo, empresa). Em termos gerais, a remuneração destes fatores (salário, juro, aluguel, imposto e lucro) pelas empresas constitui a renda em poder da sociedade, que retorna às empresas tanto na aquisição de seus produtos e serviços como sob a forma de novos financiamentos, reiniciando o ciclo econômico. (SANTOS; LUSTOSA, 1998p, 4).
A contabilidade tem como objetivo demonstrar passo a passo todos os custos
de uma produção. Podendo através de suas análises discorrerem sobre as formas de criação de valor que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, ao fazer uso das ferramentas contábeis, as quais possibilitam a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção a etapa final que são os clientes finais.
Demonstrações Contábeis Obrigatórios.
As demonstrações contábeis da empresa têm como objetivo refletir sua situação financeira.
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais);
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;
Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício
Balanço Patrimonial (BP);
Demonstração do Resultado do Período de Apuração;
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA),(MARION, 2008).
2.2 Contabilidade de Custos Industriais
Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades.
O conceito de contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob a ótica empresarial. (SALOMÃO, 2013) “Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial”. O Campo de aplicação da Contabilidade de Custos abrange o Patrimônio das empresas industriais.
A contabilidade industrial não é entendida como uma ciência autônoma é mais simplificada e entendida como estudo da contabilidade aplicada às indústrias. Desta forma conceitua-se a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais. (SALOMÃO, 2013). O custo relacionado às Indústrias está relacionado ao conceito de “consumo de bens e serviços para a fabricação de produtos, representados por matérias-primas, mão-de-obra e despesas gerais de produção efetivamente utilizadas ou consumidas para a fabricação dos produtos”.
...