TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

1.1 A IMPORTANCIA DAS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES 

  

De acordo com o livro texto e os artigos lidos, tudo que nos envolve está relacionado com uma negociação. 

Estar preparado e conhecer bem o que está sendo negociado e analisar o processo de uma maneira sistêmica possibilita que seja identificado todos os fatores que possam influenciar na negociação, consiste em um conjunto de ideias, interesses, visado alcançar um objetivo comum entre as partes envolvidas. 

As técnicas de negociação é um fator estratégico considerado para as empresas, pois, são elas que promovem um resultado final satisfatório. A importância das técnicas de negociação é elevar a comunicação, pois a comunicação é provavelmente o fator mais relevante nesse processo, saber se comunicar claramente e principalmente ouvir, é essencial para entendermos o que a outra parte está precisando, e ainda podemos aproveitar muitas coisas que possam ser utilizadas a nosso favor, gerando assim um relacionamento profissional de qualidade. 

Nessas negociações para que a empresa consiga chegar em seus objetivos, o negociador precisa se preparar, deve obter um enfoque sistêmico na negociação, ou seja, o conhecimento prévio sobre a “arte de negociar”, de modo que é relevante o conhecimento sobre as táticas e habilidades específicas que lhe favoreça, por exemplo, usar o método de leitura corporal. Sendo assim, o negociador adquire mais confiança, tranquilidade e veracidade das informações, pelo qual ambos saiam no ganha-ganha. 

Durante todo o processo é necessário ter o domínio das três variáveis básicas da negociação, o poder, o tempo e a informação. O poder, é definido como a habilidade de influenciar no momento da negociação seja as pessoas ou as situações, de acordo com os textos lidos temos 10 tipos distintos de poder. O tempo, para um negociador preparado o controle do tempo, pode definir em sucesso ou não o resultado final da negociação. E por último a informação, é uma parte essencial, pois o lado melhor informado terá melhores argumentos e estará preparado para as dificuldades durante a negociação. Quem estiver mais bem preparado, com segurança e controle sobre o tempo, terá um poder maior sobre o outro lado, pois saberá o momento correto para finalizar a negociação, e geralmente as maiores concessões acontecem nas últimas horas.

As técnicas apresentadas pelo modelo de Jung abaixo, visa características e táticas usadas na negociação, podendo mostrar o provável estilo do negociador, nos ajudando com uma previsão das reações durante o processo e também auxilia nas táticas que será utilizada.

1.2 QUESTÕES 

1 - O que são as técnicas de negociação? 

São métodos utilizados para que haja uma boa comunicação e ampla interação dos envolvidos, identificando aspectos comum para ambas as partes, como soluções de problemas, benefícios. Nestes métodos há também as habilidades do negociador, determinação, inovação valores profissionais. 

  

2 - Qual o papel das técnicas de negociação? 

Possibilitando o melhor acordo possível entre negociadores, em que o resultado seja satisfatório e haja ganha-ganha . 

Saber administrar as variáveis adequadamente (tempo, poder e informação), e através destas técnicas elaborar um planejamento adequado e decisivo no andamento da negociação. 

  

3 - Como se dá o processo de negociação? 

Sobre uma visão sistêmica de transformação. O sistema é classificado em entradas (inputs), processo e saídas (outputs). As entradas são atributos que possibilitam conhecer o outro, como os seus valores, diferenças, relacionamentos, etc.

Para que haja uma boa comunicação. Em seguida, o processo em si é a transformação de entradas em saídas, ou seja, o objetivo e metas da negociação. E para finalizar as saídas, e o resultado satisfatório da negociação, acordo, solução de conflitos, conquistas de pessoas, benefícios entre outros. 

  

4 - Quais são os componentes existentes no processo de negociação? 

São diversos os componentes que constitui o processo de  negociação inicialmente nas entradas (diferenças individuais, valores pessoais dos envolvidos, interesses comuns, relacionamento humano, participação no processo, uso de informação e do poder, comunicação bilateral, barganha e flexibilidade.) e nas saídas (conquista de pessoas, concessões, persuasão, satisfação das necessidades, decisão conjunta, acordo, solução de conflito, beneficio do conflito, benefícios duradouros, visão estratégica). 

 

ETAPA 2  

2.1 INTRODUÇÃO AS VARIÁVEIS BÁSICAS 

Nas empresas atuais, há uma vasta competitividade tanto na economia quanto no profissional e também em relacionamentos de interdependência organizacional. 

Mediante as necessidades impostas pelo sistema, trazer a satisfação por diferentes modos, a negociação é o meio mais eficaz quando se deseja alcançar um determinado objetivo e é um dos meios menos colocados em prática, enquanto se objetiva um input. Quando duas ou mais partes têm preferências ou opiniões diferentes, durante uma boa negociação é preciso ter  habilidade de planejamento, para que seus argumentos sejam bem interpretados e de forma correta, pensar clara e objetivamente, sob pressão e incerteza é um ponto fortíssimo para que saia tudo fora do planejado, além de ter muita paciência entre o começo das diferentes ideias até a decisão definitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com