IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO E O ADVENTO DA LEI 11.638/2007..
Por: jmargo • 1/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.673 Palavras (23 Páginas) • 401 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................6
2 IMPACTOS DA GLOBALIZAÇÃO E O ADVENTO DA LEI 11.638/2007...............8
2.1 O impacto da globalização sobre as informações da Contabilidade.....................8
2.2 O advento da lei 11.638/2007 na contabilidade brasileira.....................................8
2.2.1 Principais mudanças introduzidas na contabilidade brasileira advindas da lei
11.638/07.....................................................................................................................8
3 O MERCADO CONSUMIDOR E SUA INFLUÊNCIA NA GLOBALIZAÇÃO.........12
3.1 A Revolução industrial..........................................................................................12
3.2 O surgimento da Administração como ciência.....................................................13
3.3 Comparativo do consumidor atual e os das teorias: Clássica Científica............ 13
3.4 A Globalização influenciada pelo consumo..........................................................14
4 ASPECTOS ECONÔMICOS DA GLOBALIZAÇÃO...............................................15
4.1 A Nova tendência no ambiente dos negócios......................................................16
4.2 O Brasil no cenário globalizado e suas políticas interna .....................................17
5 SOCIEDADES DOS PRODUTORES E DOS CONSUMIDORES...........................19
5.1 SOCIEDADES DOS PRODUTORES...................................................................20
5.2 SOCIEDADES DOS CONSUMIDORES..............................................................20
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................22
7 REFERENCIAS.......................................................................................................24
1 INTRODUÇÃO
A globalização e a evolução da tecnologia rompem as barreiras internacionais, interligando países e continentes criando novas oportunidades. Evolução necessita de adaptação, neste contexto, o profissional da contabilidade constantemente se vê obrigado a ser mais flexíveis e bem mais informados, para atuar não somente em esfera nacional, mas, também em internacional.
No meio deste processo evolutivo insere-se o Brasil. Como forma de ganhar confiabilidade no cenário internacional, o Brasil se vê obrigado a se adequar com as normas internacionais, estabelecida pelo International Accouting Standards Committee (IASC), seguindo consoante com a IFRS.
O presente trabalho tem como escopo, analisar o advento da globalização e seus efeitos na contabilidade. E as mudanças introduzidas na contabilidade brasileira, através da lei 11.693/2007 para, se adaptar com as normas internacionais. E, fazer um breve comparativo do mercado consumidor atual e o da época das teorias Clássica e Científica, motivadas pela revolução industrial, relatando de que forma a mudança desse mercado consumidor influenciou na globalização.
Pautado também na descrição dos aspectos econômicos no cenário da globalização e as mudanças que afetou o ambiente dos negócios, analisar o Brasil neste cenário globalizado, e citar quais políticas o país deverá adotar para atuar em patamar de igualdade neste mercado extremamente competitivo.
Tendo também como parâmetros de observação, as diferenças culturais, sociais e políticas, segundo Bauman, entre os comportamentos e as concepções da “sociedade dos produtores” versus “Sociedade de consumidores”. E as mudanças da sociedade de consumo, e os novos padrões tecnológicos, que resultou num aumento da produtividade em prol de atender o consumidor contemporâneo.
2- O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E O ADVENTO DA LEI 11.638/2007 NA CONTABILIDADE BRASILEIRA.
2.1 O impacto da globalização sobre as informações da Contabilidade
Desde os primórdios das civilizações, surgiu à necessidade do homem controlar seu patrimônio, e com isso nasce a contabilidade. Ao decorrer do tempo, a humanidade constantemente vem sofrendo transformações, mudando não só o mundo, mas, a maneira de se viver, moldados pela globalização e os avanços tecnológicos. A globalização é um processo de integração cultural, socioeconômico, político e social com o escopo de romper as barreiras existentes entre os países. Neste contexto as ciências sofrem mutações e dentro delas insere-se a contabilidade, que evolui ao passar dos anos.
O liberalismo econômico surgido na Inglaterra ao longo do século XII, pode ser considerado o pontapé inicial no processo de aceleração no desenvolvimento das atividades contábeis, a evolução da contabilidade deve-se em grande parte a Revolução Industrial, tal que neste período o aumento de negócios tornou imprescindível à necessidade de exames contábeis tanto na parte comercial como na parte financeira das empresas. A exigência de um grande volume de capital entre as empresas, tornando necessária a separação entre os investidores e os administradores favorecendo a atividade contábil que então se tornou indispensável na elaboração de relatórios demonstrados a proprietários ausentes. (ANTUNES, 2004 p. 68).
...