TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade e Estatística

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

SALA DE TELECOMUNICAÇÕES(TR)

As salas de telecomunicações são geralmente considerados espaços reservados para atender determinado piso de um edifício, fornecendo o ponto de conexão entre os caminhos de distribuição primários e secundários. Um projeto de uma sala de telecomunicações depende de:

    •  Tamanho da edificação (considerar uma sala para cada 1000m² de piso útil atendido).

    •  Espaço de piso atendido (lembre-se - a malha horizontal não pode passar de 90m).

    •  Necessidade dos ocupantes.

    •  Serviço de telecomunicações utilizados.

    •  Necessidades futuras (expansão).

salas de telecomunicação fazem a conexão entre o backbone e o cabeamento horizontal, o cabo do backbone vem da sala de equipamentos e através dos switchs e dos patch panels nos racks da sala de telecomunicações faz a ligação com a rede. É um espaço fechado que abriga equipamentos  de telecomunicações , terminações de cabos e conexões cruzadas.  Nessa sala ficam os switches que vão cuidar dos pontos do andar onde se encontra essa sala de telecomunicações, e deve sempre exigir a utilização de materiais antiestáticos.

        Costuma-se também instalar neste local o painel principal de manobras (Main Cross-Connect), que pode ser composto de patch-panels, blocos de conexão, blocos de saída RJ-45 ou distribuidores ópticos. Podendo conter também hubs ou switches. Como equipamentos básicos temos o distribuidor geral, localizado na entrada do prédio para receber as linhas que vem da operadora de sistemas de telecomunicação e a central telefônica.

Deve haver pelo menos uma sala de telecomunicação por andar, é o local onde se deve fazer a conexão cruzada entre o cabeamento horizontal e o backbone ou ativos e deve atende um tamanho de 3 x 2,2m e 3 x 3,4m.

Alguns cuidados são, o sistema elétrico que deve estar devidamente aterrado, devem existir pontos de energia para a ligação dos equipamentos de teste e monitoração, além dos pontos existentes para os equipamentos em uso, é desejável um controle de temperatura nos ambientes de telecomunicação pois futuramente os elementos ativos estarão lá, é necessário controle de ruído e isolamento acústico.

O rack é uma espécie de armário metálico onde podemos instalar alguns acessórios de rede, como patch panels, voice panel, DIOs, switches, conversores de mídia e etc. Um rack padrão tem  19’ de largura interna e todos os equipamentos “para racks” possuem essa largura, de forma que se encaixem perfeitamente em um. Em situações nas quais o rack de distribuição estiver instalado em salas ou áreas que permitem o trânsito de pessoas, deve-se optar pela instalação do rack fechado para obtermos maior segurança.

A estrutura dessa sala é dimensionada proporcionalmente ao número de pontos de telecomunicação existentes na área a ser servida. Portanto, em instalações de pequeno ou médio porte, é muito utilizada a montagem em armários de telecomunicações, ou mesmo em racks de concentração de pontos ao invés de salas distintas para este fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com