TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Conhecimento

Por:   •  10/11/2020  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

2.4 CONHECIMENTO EMPÍRICO

        O conhecimento empírico como diz Liane Carly (2011, p.14): “É o conhecimento obtido pelo acaso, pelas diversas tentativas de acertos e erros, independentemente de estudos, de pesquisas ou de aplicações de métodos.” O empírico se baseia nas informações do dia a dia, no aprendizado obtido de geração em geração, sem a precisão de comprovação científica.

A palavra empirismo surge como uma reação à razão, pois os empiristas defendem a experiência sensorial, o conhecimentos das ideias e das percepções que os sentidos apreendem do mundo exterior para consolidar que o conhecimento adquirido durante a vida é resultado de experiências sensoriais (TARTUCE, 2006).

        Pode-se dizer que todo homem é provido do conhecimento empírico, mas há uma variação em cada sociedade e em cada grupo social ou profissional.

        Vamos citar como exemplo de conhecimento empírico o agricultor com pouca alfabetização, em sua lavoura ele planta e colhe sua safra devido a sua prática, com acertos e erros do dia a dia.

2.4.1 AS CINCO CLASSIFICAÇÕES DO CONHECIMENTO EMPÍRICO

  1. Superficial – conformado com a aparência, ou seja, aquilo que se pode comprovar pelo simples fato de estando junto das coisas.
  2. Sensitivo – se refere à vivência, animo pessoal e emoções do dia a dia.
  3. Subjetivo – o próprio indivíduo que organiza seus conhecimentos e experiências.
  4. Assistemático - a organização da experiência não vê uma ordem de ideias, nem da forma de adquiri-las e nem como validá-las.
  5. Acrítico – verdadeiros ou não, a pretensão de como esses conhecimentos sejam não se manifesta sempre de forma crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com