TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Por:   •  29/5/2018  •  Artigo  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Discente: Jefté Conceição Rodrigues

Docente: Patricia Lefrançois

Disciplina: Informática aplicada à produção cientifica

Curso: Direito 4° AN

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICIENTE

A importância da comunicação eficiente engloba todos sentidos e fatos na sociedade que vivemos. Na intenção de abordar o quesito da eficiência , a pesquisa tambem traz os riscos desta informação nas organizações, tendo como pauta à saude.

Os princípios da comunicação de risco são importante instrumento a ser incorporado à gestão organizacional a fim de melhorar a capacidade de diálogo das organizações com suas partes interessadas, de modo a tornar possível a incorporação desses princípios ao processo de tomada de decisão sobre como os riscos devem ser gerenciados. (RINALDI e BARREIROS, 2007)

Partindo deste principio, pautando o discernimento na linha da saúde, onde à comunicação eficiente ramifica-se em direção a outras vertentes, dando base à esta pesquisa.

SILVA, A. X. et al. (2007). A 12ª Conferência Nacional de Saúde discutiu e avaliou a necessidade de elaboração e implementação de uma política de informação, comunicação e informática para o Sistema Único de Saúde-SUS e, conseqüentemente, para o controle social. Essa política deve estar pautada nas diretrizes do SUS, na política de saúde vigente e, também, na garantia das ações e dos recursos que permitam a democratização do acesso à informação, comunicação e informática em saúde. Essa discussão trata da possibilidade da geração de novos processos, produtos e de mudanças nos modelos institucionais de gestão.

Buscando por meio da revisão integrativa da literatura procurou-se responder como ocorre o processo comunicativo entre os membros da equipe de enfermagem e sua relação com a gerência nas instituições de saúde.

SANTOS, M. C. Et al (2010) Alguns estudos abordam o processo comunicativo como ferramenta do gerenciamento, apontando a necessidade e a essencialidade da comunicação como estratégia para garantia do sucesso do gerenciamento da assistência de enfermagem. Reiteram ainda que a reestruturação administrativa que desencadeou um modelo de gestão compartilhado ou colegiado levou à valorização do trabalho em equipe e das relações interpessoais.compartilhado ou colegiado levou à valorização do trabalho em equipe e das relações interpessoais.

Outra vertente prática esta na comunicação eficiente, à fim de, evitar o rompimeto desse processo de informação está na, importância da comunicação durante o período de recuperação pós-operatória.

Um estudo transversal, descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou o referencial teórico da Comunicação Interpessoal e o referencial metodológico da Análise de Conteúdo. Participaram do estudo 16 pacientes entrevistados no período pós-operatório mediato. Os resultados evidenciaram que a equipe de enfermagem focaliza as orientações nas técnicas instrumentais da profissão, não abordando o indivíduo de forma holística. Também foi possível perceber que, quando o profissional enfermeiro permanece afastado do paciente e/ou não presta informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com