TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formaçao do mundo contemporâneo

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

1- Analise as transformações econômicas que estão ligadas ao processo de transição do feudalismo ao capitalismo, segundo Falcon.

R: Analisando o pensamento de Falcon percebe-se que a caracteristica ligada ao fator econômico do processo de transiçao do feudalismo ao capitalismo é a apariçao do mercantilismo. Este, por sua vez, é visto como politica economica dos estados nacionais para o enrriquecimento do Estado e o conjunto de idéias e praticas economicas que participaram da historia européia, onde o comércio, que nesta epoca de transição, nascia. Tal politica buscava sempre o favorecimento econômico, a busca por metais preciosos, o exercicio de praticar um grande incentivo a pratica manufatureira, a proteçao alfandegária dos produtos nacionais e ainda a cobrança abusiva de impostos aos individuos da sociedade. Fixemos então este ponto: o mercantilismo, não a palavra ou o sistema, mas aquilo que ele de fato significa, foi o produto das condições especificas de um determinado período histórico do Ocidente.

Logo um dos principais fatores que marcou esta trnsiçao foi o fato de que, alí presente, o trabalho servil do feudalismo passou a ser o trabalho assalariado essencial do sistema capitalista. Viu-se tambem surgir uma economia de mercado, trocas monetarias, e o surgimento de pequenas empresas. Com a crise do sistema feudal, logo após as primeiras cruzadas, se destaca o desenvolvimento comercial e a partir dos anos durante o periodo final da Idade Media o capitalismo se desenvolveu para finalmente dominar praticamente toda a Europa ocidental a partir do seculo XVI.

2- Descreva o intinerário da patriarca da família Gounon (texto A Renovação Revolucionária ) e relacione-o ás características da sociedade do antigo regime.

R: O patriarca dos Gounon é Joseph, rico comerciante; nascido em Toulouse em1725, ascendeu à nobreza através de da magistratura municipal e da compra de uma senhoria. Após o casamento ritual com uma jovem de uma família de magistrados que também haviam ocupado cargos municipais,tem o direito de chamar-se monsieur de Gounon, senhor de Loubens. Tendo enviuvado muito cedo, Joseph de Gounon não se casa de novo e dedica boa parte de seu tempo livre à educação dos três filhos.Manifesta gostos esclarecidos (que partilha e discute com os irmãos e amigos) pelas ciências naturais, também demonstra autêntica curiosidade científica por agronomia, meteorologia e economia, matérias relacionadas com a minuciosa gestão de seu patrimônio e com suas funções oficiais. Como resultado previsível do desenvolvimento intelectual e de uma comprovada competência como administrador, Gounon revela um interesse sempre renovado pelos negócios públicos, em grande parte resolvidos em Versalhes; graças ao irmão, está bem posicionado para conhece-los; como deputado da cidade, havia participado em Narbonne da Assembléia dos Estados de Languedoc. Joseph de Gonoun não deixa de ser ex-capitoul e um senhor obstinado que acaba de renovar seus direitos senhoriais através de um especialista em direito feudal e de lutar na justiça para impor respeito a seu direito de caça; equivale a dizer que encara a primeira Revolução numa expectativa repleta de curiosidade, mas também na continuidade de seu ser. Revela-se a preocupação dos proprietários ameaçados em várias frentes pela abolição dos direitos feudais, seguindo-se a circulação dos assignats e a reforma do sistema fiscal. Pouco a pouco se retiram da vida pública; observadores atentos, por certo, mas distantes e desejosos principalmente de que a Revolução logo chegue ao fim.

3- Identifique as características da cidadania moderna. Explique os direitos relacionados a essa cidadania e as correntes do pensamento que foram importantes para a sua constituição.

R: A cidadania moderna, das sociedades democrático-liberais ocidentais, caracteriza-se por um sistema político cuja estrutura institucional é composta pela constitucionalidade, tripartição do poder, pluripartidarismo e representação.

Atribuiu-se a cidadania moderna dimensão de universalidade, reconhecendo todos como cidadãos portadores de direitos iguais, independentemente de atributos ou características pessoais, diferente da antiguidade em que somente os homens livres exerciam a cidadania, já que mulheres e escravos ficavam à margem da comunidade. Torna-se portanto, o ser humano referência para as instituições e o ordenamento da vida social, quando na associação de indivíduos para moldar a sociedade de acordo com suas vontades e interesses individuais, ao contrário da sociedade antiga em que do ideal comum impunha-se a todos, subordinando as vontades individuais aos ideais coletivos.

Três eram as correntes do pensamento: a Liberal, a Republicana e a Socialista.

A Liberal privilegiava os interesses privados, sendo preocupação primordial a proteção ao indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com