TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Cidadão de Papel

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

                                                               Livro Cidadão de Papel

-Título Capítulo:Ética

-Nomes dos Resumistas: Bruna Rocha,João Victor Dominick,Marina Guerra

O livro Cidadão de Papel, do autor Gilberto Dimenstein, retrata a realidade da sociedade brasileira, buscando levar não só os adultos, mas também os jovens, à reflexão acerca dos problemas que assolam o país atualmente, desde o que os origina até as possíveis soluções.

No capítulo sobre ética,no livro Cidadão de Papel,evidencia-se a questão de que a sociedade brasileira possui um problema de falta de ética. Ética é uma ciência que tem por objeto de estudo a moral e a conduta humana. é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

   Existem muitas formas de se manifestar a falta de ética em algum indivíduo;como por exemplo quando vemos o mesmo agindo somente visando seu beneficiamento. A capacidade de contornar situações que por vezes se mostram insolúveis e a recorrência de manobras previamente elaboradas, que nem sempre se enquadram na legalidade, cujo fim é esquivar-se de problemas, configuram o chamado Jeitinho Brasileiro,tema bem exteriorizado pelo autor do livro.

 De acordo com o relatório de 2008 presente no capítulo,o Brasil se encontra no 80º lugar na tabela de corrupção mundial,fato que deveria ser extremamente preocupante.Tais dados são  obtidos através da medição da corrupção daqueles que regem nosso país.Ao se analisar cuidadosamente,percebe-se que a falta de ética desses políticos reflete no uso do dinheiro público para o beneficiamento pessoal. Todo corrupto é um amoral e, a maioria, mesmo tendo consciência da sua atitude antiética, escolhe o crime para se enriquecer ilicitamente.

Vale a pena citar também a falta da ética nos programas televisivos atuais. O autor faz menção a vários programas que,para obterem audiência e produzirem o efeito do humor,se aproveitam de outras pessoas,abusam de seu poder de influência e de situações muitas vezes constrangedoras.E,segundo o próprio autor,humilhar os outros não chega nem de longe a ser alguma forma de humor.E, justamente  por conta dessas ações ,entre outras, que surgiu a lei da censura televisiva,onde a mesma estabelece censuras e até propõe uma idade mínima para aquelas  pessoas que desejam assistir à um programa determinado.

Gilberto Dimenstein encerra tal capítulo afirmando que todo cidadão possui o direito a cuidados,médicos quando necessário,habitação,vestimentas e alimentação digna.Tendo isto em vista,pode-se concluir que a ética nada mais é do que um valor que preza pelos direitos humanos. Ética é aquele conceito sobre um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado,formando então uma sociedade concordante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (746.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com