TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS, INTERVENÇÕES DE LEITURA E REESCRITA

Por:   •  20/7/2016  •  Artigo  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Nicole Mieko Takada Moreti / RA 8929101136

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS:

PROJETO GÊNEROS TEXTUAIS, INTERVENÇÕES DE LEITURA E REESCRITA

Atividade entregue para avaliação, referente à disciplina Competências Profissionais, sob orientação do professor-tutor Sérgio Belarmino dos Santos do curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

        

Lucélia/SP

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou através da elaboração das etapas propostas a sistematização de saberes essências para a competência do profissional da educação, oportunizando a construção de uma intervenção responsável pela condução do processo de ensino aprendizagem. Foram abordados temas como a importância do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem, o papel do professor nesse processo, a importância da gestão e da organização da classe, o uso de jogos e brincadeiras na construção de uma aprendizagem significativa. Partindo de pesquisas de situações-problemas, levantamentos de hipóteses, pesquisas bibliográficas, elaboração de um projeto de ensino, análises e reflexões com o objetivo de buscar referenciais teóricos que envolvam educação lúdica e a prática docente.

  1. A importância do elemento lúdico para o ensino-aprendizagem

O universo lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício, onde a fantasia, a imaginação e o faz-de-conta dos jogos e das brincadeiras estão permeando o processo de ensino aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Através do brinquedo e das brincadeiras ocorre descoberta de si e do outro, portanto, aprende-se e socializa-se. É no brincar que a criança está livre para criar e é através da criatividade que o indivíduo descobre seu eu lúdico.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem revelam a importância do aprender brincando. Pois, o brincar é um ato natural e um direito da criança, sendo de grande importância para sua formação social, pessoal e cognitiva. A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas e o ato de brincar é uma forma de lazer que proporciona a aprendizagem de regras relacionadas ao convívio social e é um momento importante para o aluno resolver situações de conflito com a mediação do professor. Portanto, o elemento lúdico contribui para a aprendizagem, fazendo a integração dos conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras) a aprendizagem se torna mais significativa e prazerosa, todos têm o direito de aprender e aprender com prazer o resultado será bem melhor.

  1. O papel do professor na prática pedagógica

O ato de brincar é inerente ao processo do desenvolvimento infantil cognitivo, afetivo-emocional e social, não podendo ser visto como uma atividade complementar. Ao brincar a criança descobre e inventa novas formas de agir e viver, importantes para formação social, pessoal e cognitiva das crianças. Cabe ao professor perceber que a prática pedagógica deve atender às reais necessidades das crianças, porque desde pequenas, elas apresentam atitudes de interesse em descobrir o mundo que as cerca, e podem realmente construir o conhecimento.

Os jogos e as brincadeiras estão inseridos no trabalho pedagógico, sendo evidente que tanto os jogos quanto as brincadeiras no contexto escolar, auxiliam na formação integral do educando, que se desenvolve de acordo com os estímulos vindos da realidade vivenciada. Sendo assim, brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual de qualquer criança e, se utilizados corretamente, são excelentes instrumentos de aprendizagem.

  1. A importância da gestão e organização das classes

As modalidades de organização e gestão da classe são um conjunto de condições pré-estabelecidas (agrupamento, distribuição dos alunos, regras de interação, rotinas e estratégias) que definem o contexto em que se desenvolve o processo ensino-aprendizagem. O planejamento da gestão da classe começa não somente com o trabalho de preparação, antes do início do ano letivo, mas também com a implantação e a comunicação de regras, procedimentos, relações e expectativas, decisões acerca de quais devam ser as rotinas a implantar e os procedimentos. Não se pode negar a importância de uma boa preparação da aula, da gestão dos tempos, de uma correta gestão do espaço, de uma adequada exposição, do questionamento dos alunos e de habilidades para envolver toda a turma nas atividades.

Contudo, o planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma escola democrática e participativa. O professor exercer a sua liderança de forma democrática, realizando negociação, acordo, estabelecimento coletivo de normas, regras, padrões, delegando responsabilidades, atribuição de tarefas e a construção de projetos coletivos, oportunizando a aprendizagem, pela possibilidade de significação e contextualização. Uma escola democrática não é aquela em que todos fazem o que querem, mas sim aquela em que todos fazem o que é bom para todos.  

  1. O uso dos jogos e brinquedos na construção da aprendizagem

O jogo traz em si o aspecto lúdico, o aspecto do prazer. Implica em querer jogar, em conhecer as características, as regras do jogo, em coordenar situações, criar estratégias, em competir, buscando ser cada vez mais competente no lidar com as situações.  As brincadeiras em grupos ajudam a desenvolver as noções das ações individuais sobre o todo e também a consciência necessária para agir de acordo com os objetivos do grupo, exercita cooperação, convivência e responsabilidade, comunicação, planejar estratégias, trabalhar com regras e desapego e acima de tudo a criatividade da criança.  

Portanto, o lúdico é uma forma facilitadora de aprendizado. Com ele a criança desenvolve aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais, podendo assim interagir com o meio de forma dinâmica e prazerosa. A escola, ao valorizar as atividades lúdicas, ajuda a criança a formar um bom conceito de mundo, em que a afetividade é acolhida, a sociabilidade vivenciada, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.

  1. O Projeto de Ensino-Aprendizagem
  1. Público-alvo: alunos do 3º ano do Ensino Fundamental com idade entre oito anos e nove anos de idade e que apresentam dificuldades na prática de leitura e de escrita.

  1. Perfil da turma para qual a aula será preparada: turma heterogênea, composta por 11 meninos e 14 meninas provenientes de camadas sociais pobres e que frequentam escola pública. Turma de modo geral muito esperta e comunicativa, com bom relacionamento uns com os outros, participam das atividades, auxiliam os amigos e realizam atividades em grupo.

  1. Tempo de duração: semestral, adequando-se ao currículo de forma multidisciplinar.
  1. Tema da aula: Gêneros textuais, intervenções de leitura e reescrita.
  1. Justificativa:

Com o propósito de formar leitores capazes não só para ler, mas também de compreender e escrever é que se faz necessário criar um projeto que tenha como finalidade principal, aproximar o aluno da prática de leitura, não como uma tarefa escolar, mas tornar um hábito prazeroso no seu cotidiano e de forma lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com