Resenha Crítica Filme – “The Corporation”
Por: RosianeOlimpio • 23/10/2018 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 622 Visualizações
Resenha Crítica Filme – “The Corporation”
O documentário The Corporation retrata a natureza, a evolução e o impacto da corporação desde a sua origem com o advento da Revolução Industrial até os dias atuais.
No passado, o Estado exercia controle sobre a corporação, ele determinava regras de como ela iria desenvolver sua atividade, ou seja, limitava o poder de atuação da mesma.
Com o surgimento da 14ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América, a corporação adquire personalidade, significa dizer a obtenção de vários direitos, tais como: comprar, vender, alugar, incorporar patrimônio etc. Em consequência disto, a corporação passa pôr seus interesses acima de tudo, em função do lucro dos acionistas, fazendo com que os demais paguem pelo seu impacto na sociedade.
Trata-se, portanto, de uma máquina externalizadora a qualquer custo, responsável por causar males aos trabalhadores, submetendo-os ao trabalho escravo, a condições precárias, a salários miseráveis, a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, bem como por causar danos ao meio ambiente e ao consumidor.
Em 1940, foram criados vários produtos químicos potencialmente nocivos à saúde como, por exemplo, o pesticida DDT que foi utilizado na agricultura e na desinfecção de pessoas e lugares.
Ainda, as corporações submeteram os animais a experimentos, mesmo sabendo elas que o uso de produtos químicos poderia por em risco a saúde dos mesmos e causar risco potencial para intoxicar as pessoas. Neste último caso, por exemplo, foi desenvolvida uma vacina para aumentar a produção de leite nas vacas.
Quanto ao meio ambiente às corporações agrediram gravemente por destinarem os resíduos industriais de forma incorreta. Mesmo sendo multadas por poluírem o meio ambiente, não procuravam desenvolver novos processos e tecnologias para serem menos poluidoras, preferiam pagar multas devido o custo ser menor do que diminuir a poluição, pois neste último caso seria mais oneroso.
As corporações em seu papel institucional demostravam ser verdadeiros monstros, pois os seus interesses estavam acima de tudo, ou seja, a busca pela riqueza sempre iria sobrepor o bem em comum a todos.
Elas até hoje exercem papel dominante sobre a sociedade, uma vez que conseguem manipular as pessoas por meio de produtos que estimulam o consumo.
Meios de comunicação são utilizados por elas para influenciar as pessoas ao consumo cada vez mais.
As corporações, portanto, atuam e dominam todo o cenário mundial.
...