TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas casos concretos de fundamentos

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 3

Caso concreto 1

  1. A

Caso concreto 2

1.  Ele iria convencer a população da vacina, e dizer que se não tomassem iriam morrer por causa da doença. As ciências sociais têm como objetivo estudar cada caso, tudo que se diz respeito a cultura das pessoas.

2.  B

Caso concreto 3

  1. a) O método utilizado por Boas foi o trabalho de campo, que consiste na introdução dos antropológicos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar, o que antes era observado de longe. O objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade.

        b) Para Franz Boas, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valorização na diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica.

       2. B

Caso concreto 4

  1. (i) O fenômeno evidenciado acima é o multiculturalismo, que preconiza a interação entre as diferentes culturas, sem hierarquização de saberes e modos de vida. Desta forma, o multiculturalismo pressupõe uma visão positiva da diversidade cultural, privilegiando  o reconhecimento, valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas.

(ii) Um exemplo é o Melting Pot, onde as várias culturas estão misturadas e amalgamadas sem a intervenção do Estado. Outro exemplo é o caso da ABA que, embora esteja desde sua fundação em 1950, comprometida com o anti-racismo e a intervenção a favor da população indígena, somente no Congresso de 2002 cria sua Comissão de Relações Étnicas e Raciais (Crer), dando seguimento a uma proposta de um grupo, ainda pequeno, de antropólogos.

  1. C

Caso concreto 5

  1.  (i) e (ii) Eram vistas como "inferiores", em razão da influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma superioridade "natural" dos povos europeus sobre os outros, justificando, assim, a intervenção europeia nesses países, com vistas a levar a "missão civilizadora", eufemismo utilizado para mascarar a conquista e a dominação.

  1. D

Caso concreto 6

  1. (i) Comte concedeu a ciência da sociedade buscando conhecer a realidade para saber o que aconteceria a partir de nossas ações, para que o ser humano pudesse melhorar sua realidade. Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamento positivo.

(ii) Para August Comte o espírito humano passa por Três Estados: Teológico: Caracterizado por explicações sobrenaturais os homens buscavam divindades a fim de darem sentindo as suas praticas tribais (primitivas); Metafísico: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas e/ou entidades abstratas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais; Positivo: o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas. No estágio positivo procura-se descobrir as leis segundo as quais os fenômenos se encadeiam uns aos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com