TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRICS

Tese: BRICS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Tese  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

BRICS

Quem São?

O BRIC (grupo de potências emergentes da economia global) não se trata de um bloco econômico, mas um mecanismo internacional não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios, idealizado pelo economista Jim O’Neil em novembro de 2001, mas teve o seu agrupamento formalizado em 2009 constituído pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e posteriormente África do Sul, tem como principal característica o crescimento econômico com objetivo da dimensão territorial, a demografia e o potencial de crescimento. Estima-se que até 2050 os BRICS se transformará na principal força da economia mundial.

O conceito expressava a existência de quatro países que possuíam características individuais que lhes permitiam ser considerados em conjunto. Em setembro de 2006 este conceito mudou através da Reunião de Chanceleres dos quatro países, que passaram a trabalhar coletivamente. Em 2011, após o ingresso da África do Sul, passou a ser conhecido como BRICS, não tem documento constitutivo, não funciona com um secretariado destinado a financiar suas atividades. Os BRICS tem uma institucionalização que vai se definindo a partir da interação entre os cinco países.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS

Nas últimas décadas têm-se verificado um aumento significativo dos estudos sobre o crescimento econômico que envolve interesse acadêmico e de círculos políticos, como também outras áreas de pesquisas como a redução de pobreza e desenvolvimento econômico. Convém destacar que o crescimento é um dos principais elementos econômicos a serem observados e enfatizados pelos países, desenvolvidos e em desenvolvimento. Identificou-se que a acumulação de capital e o aumento da taxa de participação da força de trabalho têm um efeito relativamente menor quando comparado com a contribuição da tecnologia na explicação do crescimento do produto per capita.

Sob uma perspectiva histórica, a teoria do crescimento esteve associada primordialmente ao Modelo Neoclássico. Os modelos tinham por base a chamada propriedade de convergência, cuja ideia era de que para economias com níveis mais baixos de PIB per capita, maiores seriam as taxas de crescimento previstas. A partir dos anos 80, o conceito de capital nos Modelos Neoclássicos foi ampliado para incorporar não apenas capital físico, mas também capital humano.

PRINCIPAIS FATORES DE CRESCIMENTO DOS PAÍSES DO BRICS

Os principais fatores que explicam as taxas de crescimento verificadas ao longo das últimas décadas pelo países que compõem os BRICS são:

BRASIL

Entre os países que compõem os BRICS, o Brasil é o que possui as menores taxas de crescimento do PIB.

A década de 90 ficou marcada pelas reformas de liberalização comercial e financeira, privatizações, redução da atuação do Estado e pela estabilização da inflação.

A política econômica adotada com o Real fortaleceu as instituições nacionais com o propósito de controlar a inflação e atrair investidores internacionais. A economia brasileira, apresenta recentemente um baixo dinamismo que resulta da conjugação de fatores internos e externos.

Houve a estratégia de fortalecer o Real. Com o resultado, embora a estabilidade de preços tenha sido alcançada, a economia tornou-se dependente de recursos externos.

A política de taxa de juros elevada e a concorrência com os produtos importados ocasionaram a quebra de muitas empresas nacionais e o aumento do nível de desemprego.

RÚSSIA

A economia russa, com o governo Vladimir Putin, iniciou uma fase de rápida expansão econômica. Recentemente, o país tem apresentado expressivas taxas de crescimento do PIB, taxas de inflação em declínio e um volume elevado de reservas internacionais.

O crescimento do PIB russo apoiou-se nos preços mais altos do petróleo, na desvalorização da moeda, no aumento da produção nos setores industrial e de serviços e no fortalecimento do mercado interno.

As reformas estruturais contribuíram para aumentar a confiança das empresas e dos investidores nas perspectivas russas, favorecendo o processo de aceleração do crescimento econômico. As mudanças nos principais preços relativos da economia russa acarretaram uma reação endógena à crise e ajudaram a despertar o crescimento.

ÍNDIA

A economia indiana também apresenta um notável desempenho macroeconômico , caracterizado por elevadas taxas de crescimento do PIB, baixa inflação e crescimento expressivo das exportações de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com