TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Short Paper A Riqueza das Nações

Por:   •  25/10/2021  •  Dissertação  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Biografia Adam Smith

        Adam Smith nasceu no dia 05 de junho de 1723 em Kirkcaldy, na Escócia. Seu pai morreu poucos meses após o seu nascimento.

Com 17 anos de idade, foi estudar filosofia na Universidade de Glasgow. Graduou-se em 1740, que foi o ano em que ganhou uma bolsa de estudos na faculdade de Oxford para estudar no “Balliol College”.

        Começou a dar aulas em Edimburgo em 1748, deu cursos de ética e economia até ser nomeado professor de lógica na Universidade de Glasgow em 1751, no ano de 1758 foi eleito reitor da Universidade.

Smith teve uma grande amizade com o filósofo David Hume, em 1750.

Assumiu a cátedra de Filosofia Moral, em 1752.

Publicou sua obra “Teoria dos Sentimentos Morais” em 1759.

Smith se tornou tutor do duque de Buccleuch e viajou pela França e Suíça entre 1763 e 1766. Nessa época foi quando ele teve a oportunidade de ter contato com grandes pensadores, entre eles Voltaire.

Em 1766 foi quando publicou sua principal obra “A Riqueza das Nações”.

Em 1777 foi nomeado inspetor da Alfândega em Edimburgo, onde passou o resto da vida e encerrou sua carreira profissional como reitor da Universidade de Glasgow.

No dia 17 de julho de 1790 Adam Smith faleceu em Edimburgo.

Livro: A Riqueza das Nações

        Este resumo trata-se do livro do autor Adam Smith, que se chama A Riqueza das Nações, a obra mais famosa deste autor. Adam Smith foi um filósofo iluminista e é considerado o pai da economia moderna. Nascido em 1723 em Kirkcaldy, publicou seu livro “A Riqueza das Nações” em 1776, o autor faleceu em 1790 e não teve a oportunidade de ver o sucesso de seu trabalho.

        O liberalismo econômico sustenta o capitalismo. Adam defendia a liberdade do mercado e que para o crescimento econômico de uma nação era necessário que o Estado não interferisse na economia, dando liberdade entre os patrões e empregados.

        Adam defendia a divisão e organização do trabalho por etapas, para que cada trabalhador fosse especializado e melhorasse seu empenho ao longo da produção, assim quando os donos de fábrica utilizavam deste método aumentava a produção e diminuía o prazo, aumentando a produção de riqueza. Ele também dizia que a economia se move através do interesse pessoal das pessoas, ou seja, o trabalhador não levanta cedo todos os dias de manhã porque gosta do seu emprego, mas sim porque precisa dele para viver.

        A divisão do trabalho é originada pelo poder de troca, muitos vivem da troca do produto pelo trabalho.

        O preço dos produtos era composto por três coisas: o trabalho exigido para a fabricação, o lucro que o fabricante deseja ter e o valor do aluguel. Geralmente o aluguel e o trabalho são o que consomem a maior parte do preço. Em todo lugar existe um valor médio para um determinado tipo de produto e esse valor segundo Adam Smith é definido como “valor natural” e o que determina esse valor é a Lei da oferta e da demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (110.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com