VALE: MINING COMPANY
Resenha: VALE: MINING COMPANY. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MorganaSampaio • 29/4/2014 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 309 Visualizações
VALE: EMPRESA DE MINERAÇÃO
Em 1911 foi criada a Itabira Iron Ore, Minas Gerais. Onde a empresa criava estradas de ferro que iam de Vitória a Minas, período em que os engenheiros envolvidos descobriram a existência de uma grande fonte de minério de ferro naquela região. Nos primeiros vinte anos a vale foi expandindo sua produção de minério de forma muito lenta. O Brasil, apesar de ter grande reserva de minério na época, não tinha demanda suficiente para recepção desse minério. Com a vale fornecendo apenas para siderurgias nacionais como a Companhia Siderúrgica Nacional.
Em 1961, o engenheiro ferroviário Eliezer Batista, então presidente da Vale, ligou a mesma ao resto do mundo. Inicialmente, o Japão foi um dos primeiros países a receber o minério de ferro da Vale para abastecer seu parque siderúrgico, parque esse que foi danificado com a Segunda Guerra Mundial e com isso o Japão passou a necessitar a recuperação e expansão de seu parque, e através desse acontecimento, a Vale deu início ao seu processo de internacionalização, fornecendo minério de ferro para o Japão. Enquanto o Japão se tornava grande potencia mundial, a Vale configurava-se como uma grande mineradora.
A vale está presente em 32 países, em destaque Brasil, Japão, Austrália, china, Canadá, Indonésia, Nova Zelândia e Moçambique. Sendo líder mundial na produção de minério de ferro e pelotas, além de produzir concentrado de cobre, carvão, bauxita, alumina, alumínio, potássio, níquel, caulim, manganês e ferroligas.
...