A Importancia Da Econmia Informal Para O Sustento Das Famíias Angolanas
Trabalho Universitário: A Importancia Da Econmia Informal Para O Sustento Das Famíias Angolanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luis07 • 10/4/2013 • 908 Palavras (4 Páginas) • 1.409 Visualizações
A Psicologia do desenvolvimento
Piaget
Revoluciona a teoria do desenvolvimento intelectual. O seu trabalho sobre a criança enquanto "sujeito epistémico" - não enquanto sujeito individual mas como parte do desenvolvimento do pensamento humano - constitui aquilo que se designa por epistemologia genética.
Desenvolve uma teoria psicobiológica que se baseia em assimilação de elementos do meio numa estrutura prévia do sujeito. Após esta, uma acomodação, onde os processos mentais se modificam em prol das experiências. De seguida uma adaptação, que consiste numa regulação interior entre o organismo e o meio, e, por fim uma equilibração, que se expressa sendo um mecanismo auto-regulador que permite uma nova destabilização.
Piaget sub-divide o desenvolvimento intelectual em quatro estádios:
• Estádio sensório-motor (dos 0 aos 18/24 meses)
• Estádio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos)
• Estádio das operações concretas (dos 7 aos 11/12 anos)
• Estádio das operações formais (dos 11/12 anos aos 15/16 anos)
(mais sobre este assunto: http://afilosofia.no.sapo.pt/11.piagetconhecimento.htm)
Freud
Para Freud, o desenvolvimento humano e a constituição da mente explicam-se pela evolução da psicossexualidade. Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica sobre o desenvolvimento é a existência de uma sexualidade infantil.
Freud define cinco estádios do desenvolvimento psicossexual:
• Estádio oral (0 - 12/18 meses)
• Estádio anal (12/18 meses - 2/3 anos)
• Estádio fálico (2/3 anos - 5/6 anos)
• Estádio de latência (5/6 anos - puberdade)
• Estádio genital (depois da puberdade)
(mais sobre este tema em http://www.bapera.com.br/REVISTA/Psicoterapia/teoria_sexualidade.htm)
Erikson
Propõe oito estádios de desenvolvimento tendo em conta aspectos biológicos, individuais e sociais. Cada estádio é atravessado por uma crise psicossocial:
1ª idade - Confiança versus Desconfiança (0 - 18 meses)
2ª idade - Autonomia versus Dúvida e Vergonha (18 meses - 3 anos)
3ª idade - Iniciativa versus Culpa (3 - 6 anos)
4ª idade - Indústria/Mestria versus Inferioridade (6 - 12 anos)
5ª idade - Identidade versus Difusão/Confusão (12 - 18/20 anos)
6ª idade - Intimidade versus Isolamento (18/20 - 30 e tal anos)
7ª idade - Generatividade versus Estagnação (30 e tal - 60 e tal anos)
8ª idade - Integridade versus Desespero (depois dos 65 anos)
(mais sobre esta teoria em http://teoriaspersonalidade.no.sapo.pt/indice1.htm)
Jean Piaget foi o psicologo que criou metodos relacionado com o desenvolvimento humano. Seus estudos voltou-se preferencialmente para crianças, em umas das suas teses ele afirmava que o meio não influenciava no desenvolvimento das crianças. Algumas escola infantis adotam o metodo piagetiano. Vigotski se opos a teoria dele.
Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Defendeu uma abordagem interdisciplinar para a investigação epistemológica[nota 1] e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano.[1]
Estudou inicialmente biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.
Piaget também teve um considerável impacto no campo da ciência da computação.
...