Academia Via Forma
Artigos Científicos: Academia Via Forma. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RicardoDuraes • 14/5/2014 • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 397 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................. 03
Marketing ................................................................................................. 04
Pesquisa de Mercado ............................................................................... 06
Negociação ................................................................................................ 07
Conclusão................................................................................................... 09
INTRODUÇÃO
O aumento gradativo de pessoas que procuram academias para a prática de atividade física em busca de saúde, qualidade de vida e bem-estar, está propondo aos empresários do setor quem busquem não só oferecer práticas de exercícios novas, aparelhos modernos, instrutores preparados, mas também tenham como meta principal a satisfação de seu cliente, cuidando para que os serviços oferecidos representem verdadeiramente o desempenho esperado e atendam as necessidades deles. Considerando a concorrência no mercado de academias de ginástica, quanto mais o serviço prestado se aproximar das expectativas do aluno, mais qualidade será percebida e conseqüentemente, mais satisfeito esse aluno estará.
O objetivo deste trabalho consiste em oferecer uma solução de crescimento sustentável para a Academia Via Forma.
MARKETING
Segundo Kotler ( Kotler, Philip, 2000 ) , “ Marketing é um processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores com outras pessoas”. O mercado busca suprir a demanda de produtos e serviços que todas as pessoas procuram.
A Academia Via Forma está entre duas possibilidades: expansão de mercado com a abertura de uma filial, ou introdução de novos serviços na empresa, agregando mais produtos ofertados.
Dessa forma, como base para análise de uma decisão, pode-se citar dois autores estrategistas que servirão de base para a decisão:
• Michael Porter - O economista e professor da Harvard Business School, é considerado uma das maiores autoridades em estratégia no mundo. Ele afirma que o principal foco de uma organização deve ser a estratégia e, sobrepor o crescimento a ela é um erro que muitas organizações insistem ter. Isso porém não significa que ele é contra ao crescimento, pelo contrário, mas deve ser feito de forma segura e planejada, pois "nem sempre altos níveis de crescimento significam lucros", afirma.
• Igor Ansoff - Professor e consultor, nascem em 1918 na Rússia. Ele criou o Modelo de Ansoff de planeamento estratégico onde analisa a diferença entre o previsto e o analisado e o aproveitamento das competências. Esse modelo visa representar quatro estratégias diferentes de um negócio: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação. Penetração de mercado: a empresa deve focar-se em clientes regulares ao invés dos ocasionais e em usuários intensivos dos produtos. Desenvolvimento de mercado: a empresa deve lançar novas marcas e produtos para conquistar outros clientes (dos concorrentes). Desenvolvimento de produtos: a empresa deve ter como principal foco a venda de produtos para clientes regulares e sempre procurar melhorias no relacionamento com esses clientes. Diversificação: a empresa investe em comunicação e explica a entrada de novos produtos para ganhar credibilidade. É a mais arriscada de todas as estratégias da matriz.
O que se observa hoje, com o aumento da competitividade, é a exigência dos consumidores por mais e melhores serviços. Com isto, ocorre uma mudança na perspectiva a respeito de como os profissionais de marketing das empresas de serviços devem gerenciar a organização. Para se obter vantagem competitiva é preciso oferecer um serviço com diferenciais, como a qualidade, o atendimento, a entrega, entre outros.
A satisfação do cliente e a qualidade dos serviços estão entrelaçadas. A maioria dos especialistas concorda que a satisfação do cliente é uma medida de curto prazo, específica para a transação, enquanto a qualidade do serviço é uma atitude formada por uma avaliação do desempenho geral de longo prazo. Contudo, ambos os conceitos estão baseados na relação expectativa do cliente e desempenho percebido.
Conforme Lovelock e Wright (2005), a qualidade define-se como o “grau em que um serviço satisfaz os clientes ao atender suas necessidades, desejos e expectativas”. Nessa busca em satisfazer o cliente, a Via Forma implementa ações pontuais na busca da fidelização dos alunos, como troca de aparelhos eletrônicos e materiais de ginástica, investimento em propaganda direcionada ao público alvo, customização de serviços para os clientes, investimento em eventos externos e como base para uma boa execução nos serviços prestados, investe também em seus colaboradores, com a implementação de um plano de carreira e criação do Manual do Colaborador.
Em qualquer ponto a ser seguido, ele deve estar bem fundamentado, prevendo todas as alternativas, para que assim diminua o risco de eventualidades, proporcionando uma segurança maior na decisão tomada.
PESQUISA DE MERCADO
A pesquisa científica é vista como sendo o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, que tem como meta prioritária responder a problemas formulados, utilizando procedimentos científicos.
Baseado neste conceito, será proposto para os diretores da Academia Via Forma duas pesquisas, científica e exploratória, uma interna e outra externa.
1o Pesquisa : Será feito uma pesquisa mercadológica onde fará um levantamento de um bairro que tenha um potencial para abrir umal filial da academia, seguindo o mesmo conceito.
2o Pesquisa : Fará um levantamento interno com seus clientes, abordando seguintes tópicos:
• Satisfação do cliente;
• Mapeamento do endereço dos alunos;
• Introdução de novos serviços prestados;
• Com uma possível abertura de uma filial, haveria algum
...