TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Dissertações: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  10.264 Palavras (42 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 42

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPITULO 1 - A Administração financeira no ambiente empresarial 5

1.1– O objetivo de uma empresa 5

1.2- A atividades de financiamento e investimento para a administração financeira. 6

1.3-As funções do aministrador financeiro 7

1.4-Diferença do Regime de Competência do Regime de Caixa. 8

CAPITULO 2 – Métodos de Tributação e o valor do dinheiro 10

2.1-Definições de lucro real presumido e simples 10

2.2 – Tabelas de Regime de Tributação 11

2.3 – Tabelas de alíquota do Simples Nacional 12

2.4-A perda do valor do dinheiro ao longo do tempo. 15

CONCLUSÃO 17

BIBLIOGRAFIA 18

INTRODUÇÃO

A Administração financeira é o ramo da administração que esta preocupada e com o planejamento e o lucro, tem um acompanhamento de como a empresa se porta diante da sociedade, lida com organização controle e rentabilidade, ou seja, as finanças.

As finanças, que correspondem a um conjunto de recursos disponíveis, e a aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros visando maximizar os lucros, está diretamente ligada ao controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e a própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

De fortma eficaz a Administração Finaceira pode controlar à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Dentro de uma empresa, essa area atua de forma eficiente possibilitando o seu funcionamento de forma correta e sistêmica objetivando os lucros e a maximização dos investimentos, e acima de tudo controlando a saida e entrada de recursos finaceiros, sempre visionando a viabilidade do negócio, para que propicie não somente o crescimento mas tambem desenvolvimento e estabilização.

CAPITULO 1 - A Administração financeira no ambiente empresarial

1.1– O objetivo de uma empresa

Existem empresas dos mais diversos ramos de mercado a fim de conquistarem os mais diversos tipos de consumidores. Cada qual com suas peculiaridades e características próprias. Mas apesar de todas as diferenças organizacionais, sociais e econômicas vividas por cada uma, o objetivo principal é o lucro, a maximização de investimentos, e a rentabilidade de seus investidores e acionistas.

Toda empresa tem uma variedade de objetivos, como, por exemplo: financeiros, comerciais administrativos, tecnológico, sociais, comunitários. Alguns são convergentes entre si e cada objetivo auxilia no alcance do outro. Visando, portanto não somente o lucro, mas a satisfação de seus consumidores, investidores, o bem estar da comunidade em que esta inserida, a responsabilidade social e ambiental, o bem estar dos colaboradores

Para que o objetivo principal seja alcançado a empresa tem no seu interior os planejamentos estratégicos, pois para alcançar o lucro é necessário que se tenha bons administradores, para que as finanças da mesma sejam direcionadas de forma eficiente afim de não comprometer sua saúde financeira., de modo que a empresa ofereça o maior resultado positivo com o mínimo de risco possível.

1.2- A atividades de financiamento e investimento para a administração financeira.

Para a administração financeira as atividades de investimento são as atividades referentes às decisões de aplicação de recursos em caráter temporário ou permanente, para dar suporte

às atividades operacionais. Estão classificadas no Balanço Patrimonial em investimentos temporários ou em ativo permanente. Por exemplo, compra de maquinas, equipamentos, aplicações financeiras de curto ou longo prazo.

As decisões de investimentos do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao ativo da empresa. A combinação refere-se ao total de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas metas, o administrador financeiro deve fixar e procurar manter alguns níveis de qualidade para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados

Já as atividades de financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamento das atividades de operações e de investimentos. São atividades classificadas no Balanço Patrimonial como passivo financeiro ou patrimônio liquido. Por exemplo, empréstimos bancários, integralização de capital, etc.

Essa atividade relaciona-se com o passivo da empresa e abrange duas áreas. Primeiro, a harmonia entre financiamentos a curto e a longo prazo deve ser estabelecida. Um segundo ponto é que fontes individuais de financiamento, a curto ou longo prazo, são as melhores, em um dado instante. Muitas dessas decisões são ditadas pela necessidade, mas algumas requerem uma profunda análise dos financiamentos que estão acessíveis à empresa, seus custos e suas implicações a longo prazo.

1.3-As funções do aministrador financeiro

As atribuições do administrador é realizar análise e planejamento financeiro, transformação dos dados, de forma que possam ser utilizados para monitorar a situação financeira da empresa; avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com