TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Miolo

Trabalho Universitário: Case Miolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 7

1. Administração de Marketing

Trecho: “O santo da empresa deu-se na última década, quando investiu cerda de R$ 120 milhões em aquisições, produção, distribuição e promoção de produtos. Em 2006, quando se tornou Miolo Wine Group (MWG), já havia se configurado como uma empresa de dimensões internacionais.” •.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006), os gerentes de marketing precisam tomar decisões importantes. O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade de marketing.

Relação: O investimento feito nas áreas de aquisições, produção, distribuição e promoção, foi uma importante decisão tomada pela empresa para alavancar-se no mercado internacional através da administração de marketing.

2. Demanda

Trecho: “Um estudo feito pela Vinexpo, organizadora de uma das principais feiras de vinhos do mundo, na França, afirma que a China (incluindo Hong Kong) deve-se tomar o oitavo maior consumidor mundial do produto em 2012, com cerca de 2% do mercado, ao lado de Argentina, Rússia, Espanha e Romenia”.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006), marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. A demanda é a avaliação de oportunidade de mercado, que atende os objetivos da organização, quando o consumidor está disposto a comprar determinado produto.

Relação: No caso apresentado vemos uma pesquisa de demanda realizada pela Vinexpo, analisando vemos que a China é um país em potencial consumidor de vinhos, e com o consumo aumentando significa que a demanda e a necessidade neste mercado aumenta também.

3. Demanda excessiva e Concorrência ampliada

Trecho: “Além do aumento da produção vitivinícola doméstica, nota-se um aumento médio do preço unitário e uma forte procura por produtos importados. Cerca de 65% do vinho consumido na China em 2010 foi importado.”.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006), na concorrência ampliada os fabricantes de produtos de marca enfrentam intensa concorrência de marcas domésticas e estrangeiras, o que resulta um aumento nos custos de promoção e em redução das margens de lucro. Além disso, são fustigados por varejistas poderosos que comandam o limitado espaço de exposição e que estão lançando marcas próprias para concorrer com marcas tradicionais. Logo na demanda excessiva há mais consumidores interessados em comprar o produto do que produtos disponíveis.

Relação: O caso mostra que a Miolo se deparou com o crescimento do mercado doméstico de vinhos na China, por assim dito podemos ver que há uma concorrência ampliada para a empresa de vinhos entrarem no mercado chinês, e entendendo que já existe a concorrência com produtos estrangeiros que estão inseridos no mercado. Assim vemos que há demanda para todos esses produtos, porém podemos dizer que esta é uma demanda excessiva, pois apesar de ter produtos disponíveis, eles não suprem totalmente à demanda do mercado existente.

4. Canais de Marketing (Promoção)

Trecho: “A primeira ideia foi participar de feiras e eventos no país para conhecer melhor este mercado a partir da Wines from Brazil promovido pela APEX. Cabe destacar que o apoio institucional do governo tem sido chave para promover o vinho brasileiro, ao financiar estudos de mercado, patrocinar custos de feiras e eventos no setor, bem como trabalhar a imagem do produto com ações de marketing com formadores de opiniões e compradores internacionais especializados.”.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006), os canais de Marketing são usados para atingir o público- alvo. A promoção de vendas pode ser realizada por canais de comunicação variados para transmitir mensagens para os compradores-alvo.

Relação: Ao participar de feiras e eventos a Miolo está criando um canal de comunicação diretamente com o público-alvo, a fim de conhecê-lo e apresentar seus produtos.

5. Marketing de Relacionamento

Trecho: “Surgiu o contato com uma empresa importadora loca, a Ningbo Ke Peng, que se interessou em ser representante exclusiva da marca Miolo. Esta empresa assumiria parte da responsabilidade em promover a marca, já que era conhecedora do mercado chinês. Mas qual seriam o potencial e os recursos que esta empresa estaria disposta a investir na promoção dos vinhos da MWG o mercado chinês:”.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006), o marketing de relacionamento tem como meta construir relacionamentos de longo prazo mutuamente satisfatórios com partes-chaves – clientes, fornecedores, distribuidores e outros parceiros de marketing -, a fim de conquistar ou manter negócios com elas. Ele constrói fortes ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes. O marketing de relacionamento envolve cultivar o tipo certo de relacionamento com o grupo certo.

Relação: A oportunidade da Miolo de contratar um parceiro de marketing é um exemplo de construção de relacionamento de marketing estratégico mutualmente satisfatório, para que possam conquistar o mercado (Miolo) e manter seus negócios (Ningbo Ke Peng).

6. Canais de Distribuição

Trecho: ”O investidor chinês abriu uma loja conceito em Xangai, buscando fortalecer o relacionamento e proporcionar aos clientes um espaço adequado para degustar e conhecer todos os vinhos da empresa disponíveis no mercado chinês. Além disso, a loja foi pensada para estar localizada em uma zona nobre da cidade, de modo a facilitar o acesso dos consumidores chineses, uma vez que estes têm o habito de fazer compras inúmeras vezes por semana”.

Conceito: Segundo Kotler e Keller (2006) a empresa usa canais de distribuição para apresentar, vender ou entregar produtos físicos ou serviços ao comprador ou usuário. Fazem parte desses canais os distribuidores, os atacadistas e os agentes.

Relação: A abertura de uma loja conceito da Miolo em Xangai é um exemplo de criação de uma canal de Marketing de distribuição. O investidor (agente) escolheu um espaço onde podia apresentar (degustação), vender e entregar (fácil acesso em zona nobre) os produtos ao comprador.

7. Ambiente Geral de Marketing

Trecho: “A variável cultural realmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com