TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constru;coes Rurais

Dissertações: Constru;coes Rurais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Os altos investimentos em habitação e a entrada de empresas estrangeiras no setor, geram grande concorrência e impulsionam as empresas da construção civil a buscarem novas tecnologias que possibilitam construir mais rápido, mais barato e com maior qualidade.

Dentre diversos sistemas foram analisados o steel frame, sistema ja difundido em vários países do mundo, o wood frame, sistema convencional e o concreto PVC, que é ainda pouco conhecido.

Wood Frame

É um dos matérias mais comuns utilizados na construções de casas norte americanas, suécas e canadenses, no Brasil ainda sofre resistência cultural por grande parte da população.

O sistema wood frame utiliza painéis de madeira reflorestada na construção que possuem bom desempenho em itens como durabilidade, resistência, conforto térmico e acústico, além de durabilidade de mais de 50 anos, com tratamento adequado e manutenção.

O uso desse tipo de madeira colabora com a sustentabilidade, e como não há desperdício de materiais, ajuda na redução da emissão de poluentes.

Com relação ao tempo de construção, a obra em wood frame, pode ter seu prazo reduzido em aproximadamente 50%.

Utilização da madeira como solução na construção de casas

A dificuldade de visualizar a madeira como solução interessante para a construção de casas não deixa de ser paradoxal no Brasil. A indústria de reflorestamento nacional é uma das mais competitivas do mundo e há uma enorme disponibilidade de áreas de reflorestamento no país. É importante frisar que a madeira, quando bem utilizada, consiste num material competitivocom outras alternativas de construção. Além disso, quando falamos em construções leves que envolvem estruturas de madeira nos referimos a um sistema construtivo baseado exclusivamente no uso de madeiras de reflorestamento que é extremamente racionalizado. A madeira é único material de construção renovável, que demanda baixo consumo energético para produção, e seqüestra carbono da atmosfera durante o crescimento da árvore. Apresenta ainda fácil trabalhabilidade,excelente desempenho térmico (absorve 40 vezes menos calor que a alvenaria de tijolos) e acústico,além de elevada relação resistência/peso, o que faz da madeira um material adequado para a industrialização.

Fundação e Pisos

Uma boa solução de fundação para esse sistema é o radier. Como a estrutura é bastante leve e com cargas distribuídas ao longo das paredes, também pode-se utilizar com vantagens a sapata corrida. No piso do primeiro pavimento, aplicam-se as técnicas tradicionais da alvenaria. Nos pisos superiores, onde a estrutura do piso é de barrote de madeira com deck de OSB, considera-se o OSB como um contrapiso. Podem-se aplicar carpetes, pisos engenheirados, preferencialmente flutuantes e com manta intermediária, de forma a garantir isolação acústica a ondas geradas por impactos. Nas áreas molháveis, sobre o OSB, aplicam-se chapas cimentícias de 12 mm coladas sobre o OSB (a cola pode ser PVA tipo D3) e parafusadas em um gride de 20 cm x 20 cm. Sobre as chapas cimentícias vai uma impermeabilização do tipo membrana acrílica impermeável (resina acrílica com teor de sólidos em torno de 50% + cimento) cuja aplicação é feita por pintura a frio em três demãos cruzadas (espessura final de 1 mm). Nas juntas entre placas, bem como nos cantos com as paredes e ralos, é também aplicada uma tela de poliéster ou fibra de vidro como estruturante. Sobre a impermeabilização, coloca-se o piso frio com argamassa colante tipo 1 flexibilizado com resina acrílica (proporção de 20 kg/l).

Paredes Estruturais

O sistema é composto basicamente por paredes portantes que são o suporte para a primeira plataforma ou piso. O conceito é de que a plataforma trava os apoios e faz o contraventamento horizontal da estrutura. A partir daí novos painéis de paredes portantes são levantados sobre a plataforma e, assim sucessivamente, até o telhado, podendo usualmente serem construídas obras de até quatro pavimentos, sem mudanças muito significativas no método prescrito.

Os painéis de paredes são compostos por montantes verticais de madeira com seção típica de 2" x 4" que, após aparelhados, têm seção 38 mm x 90 mm. Esses montantes estão dispostos com espaçamentos entre si que podem ser de 40 cm ou 60 cm, modulação essa em consonância com os tamanhos das placas de drywall e de OSB. Cada painel é fechado com duas guias de madeira de mesma seção, uma superior e outra inferior. Após a disposição dos painéis, sobre a fundação ou sobre a plataforma, conformando a planta do pavimento, uma segunda guia de madeira é pregada sobre a guia superior, só que essa sobrepõe os encontros de painel, solidarizando-os.

Todas as ligações são pregadas. O prego, apesar de parecer um elemento primitivo, é um ótimo sistema de fixação, especialmente quando pregado de forma não-perpendicular à superfície, tornando a ligação mais resistente quanto ao arrancamento. No sistema de wood frame são utilizados pregos tipo ardox ou tipo anelado que também dificultam o arrancamento,especialmente em madeiras macias como o pínus. Os pregos deverão ser sempre galvanizados fogo, uma vez que deverão ter longa vida de serviço. Há alguns outros sistemas de galvanização que garantem o mesmo tipo de desempenho. Como regra sugerimos que se obtenha, do fabricante, uma garantia de mil horas em teste de salt spray.

Revestimentos

As paredes externas podem ser revestidas com vários sistemas, desde sidings de madeira, aço ou PVC, que foram desenvolvidos especificamente para o sistema, mas também pode-se utilizar tijolo aparente, argamassa armada (figura 11) ou placas cimentícias, que dão um acabamento similar à alvenaria. O conceito do sistema de fechamentos é que para cada item de desempenho há um elemento específico: montantes de madeira são a estrutura, chapa de OSB no lado externo é contraventamento e suporte para revestimento, manta de impermeabilização garante a estanqueidade do sistema e o revestimento tem a função de proteger das intempéries (especialmente ação do sol) e atender requisitos da arquitetura. Do lado interno, a placa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com