TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES PARA INICIAR UMA EMPRESA

Ensaios: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES PARA INICIAR UMA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Formar um negócio do "nada" -um negócio novo- a montagem de um novo negócio é o caminho mais comumente cogitado quando se discute a criação novo empreendimento. Não há dúvida de que uma nova empresa a partir do nada representa uma oportunidade significativa para muitos empreendedores.

Entretanto, um número ainda maior de indivíduos realiza aquisição sonhos como empreendedores através de alternativas:

 Criando um novo negócio.

 Compra de uma empresa existente (aquisição)

 Constituindo uma franquia

 Entrando para os negócios da família.

A NOVA EMPRESA: CRIANDO UM NOVO NEGÓCIO

Há diversas razões possíveis para desenvolver um negócio novo, em vez de optar outras alternativas. Essas razões incluem:

1. A invenção de um novo produto ou serviço que necessita de um novo tipo de negócio.

2.Liberdade para selecionar a localização ideal, o equipamento, os produtos ou serviços, empregados, fornecedores e bancos.

3.Livrar-se de precedentes, políticas, procedimentos e comprometimentos legais indesejáveis das empresas existentes.

Supondo que exista uma destas razões, algumas questões devem ser consideradas:

 Quais são os tipos diferentes de idéias para iniciar negócios que você consideraria?

 Como você identifica uma oportunidade genuína?

 Quais são algumas fontes para novas idéias?

 Como você redefine sua idéia?

Tipos de Idéias para Iniciar Negócios

Mercado novo

Constituir um negócio fornecendo aos clientes um produto ou serviço que não exista em seu mercado, mas que existe em outros mercados.

Por exemplo: reciclagem de cartuchos de impressora; lavanderia; oficina de eletrônicos, cinema, casa de eventos culturais, loja de celulares.

Nova tecnologia

Constituir um negócio fornecendo aos clientes um produto ou serviço que não exista em seu mercado, e que também não existe em outros mercados, desenvolvendo assim algo totalmente novo e muitas vezes próprio de determinados mercados.

Por exemplo: colheitadeiras específicas, acessórios para equipamentos, softwares em geral, serviços domésticos específicos.

Benefício Novo

Estas idéias representam em maior número as iniciativas de risco. São conceitos para desempenhar antigas funções de formas novas e aprimoradas, De fato, a maioria dos novos empreendimentos, principalmente empresas de serviços, funda-se em estratégias, diferenciando-se através da execução superior e de serviços melhores.

Exemplo: Ipod; carrinho de bebês para “papais” corredores, serviço de leva e traz das lavações; compras on-line em supermercados.

Identificando e Avaliando Oportunidades de Investimento

A maioria de nós, alguma vez na vida, convenceu-se de que tinha uma grande idéia iniciar um negócio. Pelo menos sob nossa perspectiva, acreditamos que os outros achariam o produto ou o serviço atraente. Entretanto, a experiência nos diz que uma boa idéia, não é necessariamente uma boa oportunidade de investimento.

De fato, há uma tendência na maioria de nós em ficar animada com uma idéia e subestimar a dificuldade para conseguir receptividade de mercado à nossa idéia. Para se qualificar como uma oportunidade de investimento, nosso produto deve atender a uma necessidade real respeito à funcionalidade, à qualidade, à durabilidade e ao preço.

A oportunidade, em ultima instância, depende de nossa habilidade para convencer os consumidores (o mercado) dos benefícios do produto ou do serviço. “Os novos negócios com produtos que não mostram claramente sua utilidade e não atendem a necessidades importantes, não podem esperar ser descobertos por um número suficiente de clientes para se destacarem no mercado”.

Apenas quando a "descoberta" ocorre em um nível significativo temos uma boa oportunidade de investimento. Assim, o mercado determina se uma idéia tem potencial para oportunidade de investimento. Ou seja, apenas o mercado nos dirá, finalmente, se a idéia gera valor para o usuário final do produto ou serviço -valor pelo qual o consumidor está disposto apagar.

Há diversas forças que influenciam quando uma idéia também é uma boa oportunidade.

Alguns dos requisitos mais fundamentais incluem os seguintes:

1. O momento precisa ser oportuno. As oportunidades surgem naquilo que alguns chamam de "tempo real".

O conceito de produto ou serviço pode ser bom, mas se não for o momento certo, não há oportunidade de investimento viável. Para que um empreendedor aproveite uma oportunidade, é necessário que a oportunidade esteja aberta e permaneça aberta por tempo suficiente para ser explorada.

2. O negócio proposto deve ser capaz de atingir uma vantagem competitiva durável ou sustentável.

O não-entendimento da natureza e da importância de ter uma vantagem competitiva sustentável resultou no fracasso de muitas empresas pequenas. Essa questão merece atenção especial.

3. O aspecto econômico da nova iniciativa precisa ser recompensador e até generoso, permitindo lucro significativo e potencial de crescimento.

Ou seja, a margem de lucro (lucro como porcentagem de vendas) e o retomo sobre o investimento (lucro como porcentagem do tamanho do investimento) devem ser atraentes o suficiente para permitir erros e enganos, e ainda assim gerar benefícios econômicos significativos.

4. Deve haver um bom entrosamento do empreendedor com a oportunidade. Em outras palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com