TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do marketing na contabilidade

Projeto de pesquisa: Importância do marketing na contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 A importância do Marketing na Contabilidade

Segundo Iudícibus (2002) “nos últimos anos, ocorreu um grande avanço tecnológico dentro e fora das empresas, onde os recursos tecnológicos avançam, cada vez mais, de maneira incontrolável e irreversível, deixando fora do mercado toda e qualquer pessoa física e jurídica que não estiver no caminho do aperfeiçoamento”.

Iudícibus (2002) informa que por vezes, “a contabilidade não é vista por algumas pessoas com bons olhos devido a um velho dilema, empresários ou clientes transferem a má vontade do cumprimento de obrigações fiscalistas ao serviço que deve ser, ou que pelo menos deveria ser um auxílio para uma melhor gestão de seus negócios”. Torna-se vital para o profissional de contabilidade exercitar continuamente a ética em sua atividade, pois é relevante à clareza, objetividade, idoneidade e imparcialidade, isto para que o usuário tenha confiança no produto final dos contabilistas, que é representado pela informação contábil, traduzido em relatórios contábeis. O Contador ao prestar serviços profissionais, assume responsabilidades éticas e legais. As responsabilidades éticas são descritas pelo Código de Ética Profissional. Entende-se que na atualidade o papel do Contador vai muito além de simplesmente identificar problemas.

De fato, ele tem que conhecer a empresa e atuar no sentido de corrigir as falhas existentes dentro do processo de gestão. Com isso, ele ajuda no desenvolvimento da organização e contribui para o aperfeiçoamento de sua competitividade. Entende-se que na atualidade o papel do Contador vai muito além de simplesmente identificar problemas. Tecnologicamente, Sá (2002, p.46), ressalta que a “Contabilidade preocupa-se com registros, demonstrações, revisão, apurações de resultados, custos etc., ou seja, compromete-se com a informação e com a adequação de evidências numéricas de fatos patrimoniais. Ao se definir Contabilidade, define-se pelo essencial, pois o acessório é decorrência, ou seja, deixaria de existir se os fenômenos não ocorressem”. O profissional, todavia, no desenvolvimento de suas funções, aplica os conhecimentos específicos da ciência, da tecnologia e ainda apela para complementos de saber que deve obter em disciplinas correlatas, como Administração, Economia, Direito, Sociologia, Contabilidade etc. O conhecimento que a Contabilidade tem de seu objeto está em constante movimento, tendo em vista que os acontecimentos no contexto sociopolítico e econômico estão, constantemente, em modificação. A contabilidade se ocupa de registrar, mensurar e informar as diversas operações das organizações, visando a tomada de decisões. Portanto, torna-se relevante e indispensável, para atingir os objetivos da Contabilidade, que os cursos de Ciências Contábeis sejam capazes de formar profissionais afinados com o atual cenário econômico.

Segundo Bowersox (2001) “o objetivo da atividade de marketing é penetrar em mercados específicos e gerar transações lucrativas”. Essa postura, frequentemente chamada de conceito de marketing, emergiu como parte das mudanças ocorridas no período pós Segunda Guerra Mundial, de mercados dominados pelo vendedor para mercados dominados pelo comprador. Diante disso, foi visto que o conceito de marketing fundamenta-se na identificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com