TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Empresárial

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.312 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................01

Descrição da Empresa ................................................................................02

Análise da Gestão da Cadeia de Suprimentos...........................................03

Possíveis Riscos na Gestão da Cadeia de Suprimentos .........................04

Conclusão – Passo 3....................................................................................05

Bibliografia.....................................................................................................07

01

INTRODUÇÃO

O mercado de hoje é turbulento e incerto, por diversas razões que serão apontadas neste trabalho.

Os ciclos de vida dos produtos e da tecnologia são mais reduzidos e a concorrência está cada vez mais forte, o que dificulta um planejamento no abastecimento da cadeia de suprimentos, com base na demanda.

Fatores internos, que podem ser tratados e controlados pelas organizações, fatores externos, sobre os quais as organizações não podem intervir para minimizar ou eliminar tais gargalos e ocorrências imprevistas, além da mudança do perfil de risco da cadeia de suprimentos, a qual as empresas vem adotando, buscando novas ações e novos e melhores resultados, aumentam a vulnerabilidade da gestão da cadeia de suprimentos.

Mas então qual é o modelo eficaz para promover a orientação aos resultados esperados?

.

02

DESCRIÇÃO DETALHADA DA EMPRESA E ANÁLISE DE SUA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Indústria de auto peças, produzindo Acessórios Diversos, a “Conquista”, localizada na Rua Vicente de Carvalho, 230, Penha – São Paulo, empresa de médio porte, em plena fase de expansão, comercializa auto peças, sendo seu público alvo as montadoras de veículos, e o Sr. Carlos Andrade, profissional experiente e habilidoso, seu gerente de Logística e Suprimentos, a missão da organização é proporcionar qualidade e excelência no atendimento, para satisfação dos clientes do setor automotivo, produzindo uma variada linha de peças de alta qualidade e que atenda as necessidades de mercado em tempo hábil, com visão de ser referência no mercado de autopeças, como a melhor e a mais conhecida do Brasil, pelo aprimoramento contínuo de tecnologias, excelência em atendimento, preço justo e responsabilidade social.

Para tanto seus valores são gerar empregos, conquistar e manter clientes dentro de um princípio ético e garantir a satisfação crescente dos colaboradores.

A empresa acima descrita foi a escolhida para a elaboração da Etapa 1 da ATPS.

Os modelos organizacionais atuais ainda carregam muito de sua construção histórica, baseada na pré-fixação de escopos e responsabilidades, até ainda em um modelo tão antigo como o puramente hierárquico.

No entanto, os negócios hoje exigem muito mais flexibilidade do que os modelos tradicionais conseguem promover. Ainda há motivos fortes para que uma organização tenha, pelo menos na maior parte dos seus processos e atividades, uma estrutura pré-fixada. Esta tende a perpetuar formas tradicionais de operação, muitas vezes já não adequadas às frequentes novas demandas, podendo-se pensar em uma gestão mista, fixa e flexível, definida conforme surgimento de novas demandas.

03

Os modelos que predominam hoje nas empresas ainda estão muito orientados à tarefas, no caso, na busca por maiores níveis de eficiência na cadeia de suprimentos, e pouco orientados a resultados e, quando o são, o processo de estabelecimento de metas e atribuição de responsabilidades é altamente burocrático, ainda “pendurado” em um tratamento que acaba por limitar a agilidade da organização.

Assim, a Conquista conta com a experiência e habilidade de seu gerente de Logística e Suprimentos, o qual precisa adaptar sua gestão e sua equipe à realidade, primeiramente, da situação interna da organização, tornando a empresa mais apta para monitorar o ambiente externo e observar sinais de perigo, desenvolvendo estratégias de contingência e minimização de problemas e impactos.

Na gestão da cadeia de suprimentos da conquista, seus gestores devem identificar a infraestrutura, analisando seus processos, planejamentos, relacionamentos internos, ambiente organizacional, insumos, ativos, no intuito de conhecer seus principais condutores de ganhos e os processos relacionados a estes, que se falharem, podem afetar diretamente os lucros e a reputação da marca e da responsividade da empresa.

Também é importante que toda empresa tenha um plano de negócios e que este seja seguido e aprimorado, conforme necessidades atuais, sempre contado com a análise de pontos fracos e fortes, riscos e oportunidades (SWOT), além do uso de ferramentas como Benchmarking, para conhecimento das ações e estratégias competitivas de outras empresas do mercado.

Consideramos o modelo de gestão da cadeia de suprimentos da Conquista, eficaz e eficiente, por ser moderno, dinâmico, embasado na gestão compartilhada, na sincronia de informações entre os departamentos envolvidos no planejamento de produção e na comunicação com fornecedores, com visão ampla das operações a montante e a jusante.

Porém isto não significa que a empresa esteja imune aos ricos de falha no fornecimento de matéria prima, por exemplo, ao efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com