TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Dissertações: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

Os séculos XVII e XVIII foram muito promissores para as ciências econômicas tendo passado por diversas fases, que se diferenciam amplamente, com muitas discrepâncias e oposições. Foi neste período que começaram a surgir os grandes pensadores e estudiosos que viriam a formular teorias que tentavam explicar a realidade econômica da época partindo da observação da realidade que vivenciavam. No entanto, a evolução deste pensamento pode ser dividida em dois grandes períodos: Fase Pré- Científica e Fase Científica Econômica.

A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregava a existência de uma "ordem natural", onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire, laissez-passer) nas relações econômicas. Neste contexto, surge a Escola Fisiocrática, com origem francesa e que defendia a existência de uma ordem natural, com base na qual a sociedade deveria ser organizada. Os fisiocratas acreditavam que somente a agricultura é que poderia gerar um excedente e assim formularam suas teorias partindo do princípio da agricultura como centro da geração de riqueza na sociedade. Posteriormente surgem os doutrinadores clássicos que acreditavam que o Estado deveria intervir para equilibrar o mercado (oferta e demanda), através do ajuste de preços ("mão- invisível"), como e o caso de Adam Smith e David Ricardo dando início à Escola Clássica e propondo grandes alterações ao que havia sido exposto até então pelos fisiocratas e mercantilistas. Ambos surgiram explicando teorias até então nuncaabordadas, como a teoria do valor, teoria do lucro, dentre outras alterações. Smith e Ricardo foram dois dos maiores pensadores já vistos pela economia moderna, ao lado de outros grandes estudiosos que surgiram posteriormente. Suas teorias são dignas de profundas análises e reflexões e expressam o que de mais completo no contexto das teorias econômicas havia no século XVIII. Finalmente já o marxismo criticava a "ordem natural" e a "harmonia de interesses" (defendida pelos clássicos), afirmando que tanto um como outro resultava na concentração de renda e na exploração do trabalho.

Adam Smith: o pai do Liberalismo Económico

2.1.1 Data e Local de Nascimento ?

Nasceu em Junho de 1723, em Kirkcaldy, na Escócia.

2.1.2 Filiação

A sua Mãe, Margaret Douglas Smith, descendia de proprietários de terras do condado de Fife e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith, tendo nascido em Kirkcaldy, Fife, na Escócia.

2.1.3 Percurso da Vida e Académica

- Fez os seus primeiros estudos na sua cidde natal;

- Com 16 anos de idade, foi estudar filosofia moral na Universidade de Glasgow.

- Em 1740, entrou na Universidade de Oxford.

- Em 1748, começou a lecionar em Edimburgo e em 1751, tornou-se professor de Lógica e Filosofia Moral na Universidade de Glasgow.

- Em 1778, recebeu o cargo de comissários da alfândega da Escócia.

2.1.4 Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com