TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAÇÃO SALÁRIAL

Projeto de pesquisa: NEGOCIAÇÃO SALÁRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1 NEGOCIAÇÃO 5

1.1 PRINCIPIOS DA NEGOCIAÇÃO 5

1.2.1 Principios básicos da negociação 5

1.2.2 Método da negociação 6

1.2.3 Etapas do processo de negociação............................................................................. 7

1.2.4 A estrutura da barganha e concessão......................................................................... 8

2 SALÁRIO 9

2.1 CONCEITO DE SALÁRIO 10

3 NEGOCIAÇÃO SALÁRIAL............................................................................................ 10

3.1 Negociação de Aumento de Salário.............................................................................. 11

CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

Com certeza ninguém gosta de escutar um NÃO quando apresenta uma proposta, mais tem que estar preparado e não se deixar abater por essa resposta, tem que ter na ponta da língua argumentos onde precisa apresentar para a outra pessoa envolvida o porque ele(a) naquele momento merece um SIM, se por acaso vier um NÃO, tem que mostrar de uma forma clara e ética o seu esforço e tentar mostrar que a outra pessoa mude de ideia. Elaborar um roteiro para apresentar ao seu Gerente o porque merece esse aumento, colocar a satisfação que tem de trabalhar na empresa e as melhorias que aconteceu no seu setor desde quando assumiu a liderança, mostrar os gráficos com essas melhorias e o seu objetivo de se especializar na função para uma melhoria ainda maior minha junto a empresa.

1 NEGOCIAÇÃO

Negociação é o processo dinâmico de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau ótimo de satisfação.

Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, apud Chiavenato);

Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.(L. A . Junqueira- IMVC).

1.1 Princípios da negociação

A negociação tem princípios básicos que devem ser atendidos para se atingir um resultado satisfatório:

1.2.1 Princípios Básicos da Negociação

Primeiro princípio básico: descobrir o lugar do outro, entender seus reais interesses, conseguir ver a questão com os olhos da outra parte, entender por meio da cultura do outro.

Observando este princípio – entender o lugar do outro – aprender a ouvir é mais importante que aprender a falar. Muitas vezes chegamos a pensar que o bom negociador é aquele que sabe falar bem, argumenta com facilidade e expõe com ênfase seus pontos de vista. Apesar de todos estes aspectos serem normalmente desejáveis, o bom negociador é antes de mais nada, um bom ouvinte, observador e atento, para realmente entender o lugar do outro, e saber que não está negociando com algo, uma empresa ou instituição, mas com alguém, uma pessoa que tem sentimentos, necessidades, temores e interesses reais a serem atendidos.

Segundo princípio básico : observar que a negociação é um processo e nunca apenas um evento singular e específico. Conduzir uma negociação com eficácia requer portanto atenção aos passos de cada parte, assim como ajustes constantes para que o processo progrida em harmonia.

Terceiro princípio básico: conquistar confiança da outra parte, desenvolver um relacionamento de confiança. Sem um mínimo de confiança não se fecha nenhum processo de negociação. Mesmo quando se negocia entre partes com pouca confiabilidade, por exemplo, a negociação que se estabelece entre a polícia e os sequestradores numa situação crítica e tensa de um sequestro, o desfecho estará invariavelmente ligado à capacidade de se estabelecer uma relação com o mínimo de confiança que possibilite aceitar que a outra parte cumprirá o que lhe cabe nos acordos. Evidentemente numa situação destas não se espera como razoável que bandidos e policiais estabeleçam uma relação firme e duradoura, baseada em amizade sincera, mas que, para aquelas circunstâncias, cumprir o acordado representará o menor risco aceitável.

1.2.2 Método de negociação

Entendemos por métodos de negociação os diferentes modos de fazer ou proceder para atingir os objetivos que toda negociação persegue. O método de negociação compreende tanto a atitude geral com a que se aborda o processo negociador

1. O Negociador Racional. É aquele que não expressa as suas emoções, acreditando que se o fizer estará a dar um sinal de fraqueza e que exprimir emoções o torna mais vulnerável. A ausência ou repressão das emoções é consistente com os princípios da racionalidade.

As pessoas num estado emocional (positivo ou negativo) não querem pensar, e estão particularmente susceptíveis ao poder de sugestão de um oponente astucioso.

Concordam com esta posição, defendendo que as emoções podem conduzir a um impasse ou ao fim da negociação.

2. O Negociador Positivo. Em vez de reprimir a emoção, o negociador positivo acredita que exprimir emoções positivas pode trazer vantagens.

Os negociadores que exprimem sentimentos positivos prestam, por norma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com