TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Puclicidade

Pesquisas Acadêmicas: Puclicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

A nada negra publicidade Brasileira

A divulgação do afro-descendente na propaganda puplicitária no Brasil e o impacto que isso pode causar na sociedade.

Aatualmente a divulgação de um produto está ligada diretamente ao publico. Se este não for convencido logo na primeira proposta as possibilidades de uma possível compra podem ser diminuídas. Mas para isso é preciso agradar esse publico, fazendo assim, a vontade do consumidor, ou seja, a propaganda deve ser produzida da maneira que o cliente deseja ver.

Para que a divulgação de um produto der certo, é necessário uma pesquisa com o publico alvo, e atravéz disso, descobrir o que esse publico espera, facilitando o trabalho do publicitário na elaboração de uma campanha.

As propagandas que envolviam o negro, no início do século XX eram em sua maioria, voltadas para brancos, em relação aos negros escravos, o negro representava o próprio produto ou mercadoria.

A publicidade com afro-descendentes no Brasil vem sendo notada a cada ano, mas quem seria responssável por isso? o publico ou as própias agencias publicitárias? Em entrevista com uma das alunas do curso de publicidade da Faculdade Anhanguera, ela diz “Pode-se afirmar que a sociedade é a responsável pela grande quantidade de pessoas com pele clara na publicidade. Afinal, o papel das agencias é divulgar o produto da maneira que seu publlico espera.” Diz Thais Costa, de 21 anos, que se forma esse ano, ela também conta que o mundo publicitário precisa desenhar como o cliente quer comprar. “Não adianta nada a gente divulgar um produto como nós mesmo gostariamos de ver, somos menorias, o pubilco é quem manda”, Diz a estudante.

Max Dantas é professor e publicitário a cinco anos e diz que “o mercado está deixando cada vez mais claro que os negros são menorias em propagandas, e quando aparecem com uma frequencia maior, não significa que sua imagem esteja sendo verdadeiramente valorizada”. Na maioria das vezes uma pessoa negra aparece em uma posição diminuída em relação ao produto ou personagem que esteja representando. Isso acontece constatemente em revistas, televisão e internet, o que acaba causando a sensação de racismo para algumas pessoas

Veja os exemplos nessas imagens.

(imagens)

Aguns exemplos, são os programas da TV aberta do final de semana, onde há diversas dançarinas de pele clara, e apenas uma ou duas de pele negra. Ou em um seriado, ou novela, onde a secretária do lar ou um personagem de classe baixa é de pele negra. Desta forma, a editora tem a intenção de mostrar que diz “não ao racismo”, mas há quem descorde.

É possível que o mercado publicitario acredite que tudo faz parte do marketing, isto é, a mídia tem que mostrar a realidade vivida verdadeiramenre no país, mas esse tipo de reação pode surgir em um efeito contrário.

De acordo com uma pesquisa realizada com com quatro estudantes de publicidade, três pessoas negras e uma de pelo clara, seria o ideial para uma propaganda de serveja por exemplo, e não o contrário, como mostra a mídia. Esses mesmo estudantes afirmam que de uma certa forma, a mídia transforma isso em uma realidae que sempre vai existir. Matheus Miranda não se conforma “eles colocam um artista negro para fazer o personagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com