TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha - Propaganda é isso aí!: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários.  

 

“Propaganda, é isso aí! ”, uma obra de Zeca Martins, que como o próprio diz: “é um guia para novos anunciantes e futuros publicitários”. De forma clara, humorada e linguagem simples, o autor tenta situar o leitor dentro de uma agência de publicidade.

O autor deixa claro no início que a obra é voltada principalmente a Propaganda Comercial, ou seja, aquela feita por empresas para estimular a compra e a utilização de seus produtos e serviços, e que sua intenção é dar as informações necessárias para iniciar a discussão a respeito da publicidade.

Zeca inicia sua obra contando um pouco da história da propaganda. O nome “propaganda” surgiu apenas em 1933, com a Congregação Para Propagação da Fé (Congregatio Propaganda Fide), criado pelo Papa Urbano VIII.

Ele cita Joseph Goebbels como o grande inovador da comunicação em massa, já que Goebbels foi o grande responsável por disseminar o nome e o nazismo de Adolf Hitler ao redor do mundo. Aliás, foi após a Segunda Guerra Mundial que a propaganda começou a tomar a forma que conhecemos hoje.

Após explicar um pouco do contexto histórico da propaganda, Zeca passa a expô-la como é atualmente. As empresas tentam convencer a grande massa que seu produto ou serviço é o melhor, e que deve ser o escolhido, ao invés da concorrência.  

Um ponto que é essencial para qualquer empresa é conhecer o Sr. Target (nome pelo qual o autor se refere ao público), ou seja, saber para qual público alvo tal produto será destinado.

Há dois tipos de comunicação, a promocional e a institucional, e o autor especifica um pouco sobre cada uma, sendo:  

  • Comunicação promocional: aquela propaganda que faz o Sr. Target ficar com vontade de adquirir o produto que foi anunciado. Ela pode ser dividida em dois tipos de comerciais, o Hard Sell, aquele que apela pela compra e claramente fala sobre o valor do produto anunciado, e a Soft Sell, que tem um conteúdo humorístico e que o “produto é o herói”.

●Comunicação Institucional: aquela que comunica as características e não o produto em si.

  1. marketing surgiu em meados do ano 1920, nos Estados Unidos, e o conceito dessa palavra, segundo Zeca é o seguinte:  

         (...) saber antecipadamente as características de comportamento, culturais, estéticas, psicológicas etc. do sr. Target; como podemos homogeneizá-lo em segmentos; quanto dinheiro ele está disposto a gastar; onde ele vive e trabalha; qual seu perfil familiar... são quase infindáveis as variáveis que podemos encontrar! ...”. (MARTINS, 1999)

          O autor passa a falar sobre as agências de propaganda. Elas são prestadoras de serviço, que produzem ideias, necessitam de muita criatividade e experiência, e apresentam meios de concretizar ideias. Elas são divididas em quatro setores básicos, sendo eles:  

  • O atendimento: “administra o dia a dia do relacionamento entre cliente e agência”.
  • O planejamento: “planeja-se a execução de todo o projeto de comunicação do cliente”.
  • A criação: “aí se elaboram as ideias que vemos materializadas nos meios de comunicação. ”
  • A mídia: “área responsável pela distribuição do investimento publicitário nos meios de comunicação. ”

        Há também outros setores, a Produção Gráfica, Produção Eletrônica, Pesquisa de Mercado, Promoção entre outras coisas mais.  

        Nos capítulos seguintes, Zeca passa a falar dos departamentos de uma agência.  

  • Atendimento: Faz a ligação entre a agência publicitária e a empresa na qual estão fornecendo suporte. Também é o encarregado de gerenciar as atividades internas da agência, verificar se cada departamento cumpriu a sua função. É o atendimento que produz o briefing das informações fornecidas pelo cliente, ele traz os problemas que o cliente precisa que a agência resolva através da comunicação e negocia o prazo com o cliente, é a partir disso que será planejada a campanha publicitária.
  • Planejamento: É ele quem vai analisar o briefing e as informações trazidas pelo cliente para que assim consigam resolver o problema do cliente. Após fazer pesquisar, descobrir quem é o público alvo de tal cliente.  
  • Mídia: o setor que decide aonde a propaganda será veiculada. Usando pesquisa de mercado, o setor de mídia é capaz de saber em que local uma campanha focada em determinado Target terá mais resultado.

 Zeca divide a mídia em dois tipos, a mídia eletrônica e a mídia impressa. Sendo eletrônica toda aquela propaganda divulgada na televisão, no rádio, na internet. E impressa as propagadas em outdoors, jornais, revistas etc.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com