TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo logisticas 123

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  2.325 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução a Gestão da Qualidade na Logística.

Evolução da Qualidade na História da Humanidade e nas Empresas.

Não é de hoje que o homem esta preocupado com a questão da qualidade em seu cotidiano. Desde os primórdios da humanidade em que existiu a produção de bens, houve também a preocupação com a qualidade. A figura 1 ilustra de uma forma divertida a evolução das ferramentas de trabalho criada pelo homem.

Os conceitos de qualidade bem como suas ferramentas evoluiram ao longo da história e hoje grande maioria das empresas tornaram-se competitivas por agregarem qualidade em seus processos de gestão. Isso se deve ao fato da qualidade se tornar requisito mínimo tanto nos produtos e serviços prestados pela empresa quanto no controle de suas operações.

Gestão da Qualidade na Logística e seus KPIs.

Assim, como em outras áreas, a gestão da qualidade desempenha um importante papel na operação logística, pois nenhum outro departamento possui tamanha complexidade operacional no atendimento ao cliente. No mundo todo, 24 horas diárias, durante a semana e ano inteiro a logística busca levar bens e serviços aonde eles são necessários e no momento desejado. Fica impossível imaginar qualquer realização ou atividade empresarial sem a atuação da logística. Para que estas atividades de atendimento ao cliente fluam de maneira eficiente é importante que se tenha qualidade na gestão das atividades chaves da logística:

Transportes

Armazenagem

Movimentação de Materiais e Embalagem

Qualidade nas Atividades Chaves Logística

Para realizar a gestão da qualidade na logística deve-se analisar cada uma de suas atividades isoladamente para se entender o que é medido e quais os benefícios almejados pelos clientes perante as empresas do mercado.

Para se realizar a medição da qualidade das operações logísticas se faz uso de KPIS (do inglês Key Performance Indicator´s ou indicadores chaves de desempenho), listados abaixo:

Pedidos Completos (In Full)

Pedidos no Prazo (On Time)

Acuracidade de Inventário

Avarias

Produtividade de Equipamentos

Importância da Gestão da Qualidade

Deve-se levar em conta também o fato de que a falta da qualidade pode comprometer não somente a imagem da empresa como também acarretar na perda financeira e vidas humanas. O vídeo 1 abaixo ilustra bem as consequencias em não se adquirir a qualidade nos processos produtivos. O vídeo também destaca de uma forma muito simples diversos conceitos de qualidade citados por diversos gurus da qualidade e icones da humanidade.

Resumo

A gestão da qualidade nos dias de hoje esta incorporada em todos os processos das organizações e a logística necessita deste recurso para que seja eficiente para a competitividade e estratégia das corporações. Processos de transportes, movimentação de materiais e armazenagem sem qualidade acarretam em resultados ruins para a organização como um todo e o cliente percebe estas deficiências, trocando o produto por outro no mercado.

Indicadores de Qualidade no Transporte

No transporte são medidos KPIs que se relacionam diretamente com o atendimento do cliente em seus pedidos completos e no prazo acordado. Serão mostrados abaixo os KPIs In Full e On Time presentes na área de transportes para que se tenha uma ideia de como funcionam e auxiliam a logística a terem uma operação de qualidade.

Pedidos Completos ou In Full: Um dos índices de desempenho analisados no transporte é o atendimento de pedidos em totalidade (também conhecido no inglês como In Full) que indica, percentualmente (%), a quantidade de pedidos atendidos em quantidade e totalidade correta solicitada pelo cliente. Ou seja, neste item de desempenho é analisado se o pedido solicitado pelo cliente foi entregue sem nenhum item faltando. Se o cliente fechou o pedido com 100 itens, ele deverá receber 100 itens e não 90.

Para se chegar a este número o KPI é calculado dividindo-se a quantidade de pedidos completos (QPC) dividido pela quantidade de pedidos implantados (QPI). A fórmula abaixo ilustra o enunciado acima.

In Full = QPC / QPI

Observa-se, pelo gráfico, que são poucos momentos em que o 100% é atingido pela operação logística, pois assim como em outras áreas a logística enfrentam problemas diversos, tal como falta de matéria prima para determinados produtos o que impacta no atendimento dos pedidos completos dos clientes.

Pedidos no Prazo ou On time: este indicador de qualidade demonstra, percentualmente, o quão eficiente o sistema de transporte é no atendimento dos pedidos dentro do prazo estipulado acordados com os clientes. Prazos de entregas estão diretamente ligados com a eficiência logística não somente do transporte, mas no sistema logístico como um todo, pois este indicador começa a medir o desempenho desde a implantação do pedido pelo cliente até a entrega do produto. Acordar o prazo de 3 dias para entrega e entregar em 4 dias, fere o indicador de On Time.

Para se chegar a este número o KPI é calculado dividindo-se a quantidade de pedidos atendidos no prazo (QPP) dividido pela quantidade de pedidos implantados (QPI). A fórmula abaixo ilustra o enunciado acima.

On Time = QPP / QPI

Similarmente ao KPI de In Full tem por objetivo atingir os 100% de atendimento dos pedidos, porem agora dentro do prazo acordado com o cliente. O não atendimento destes pedidos no prazo fará com que a empresa perca a competitividade no mercado.

Questão para Reflexão.

Levando em consideração que a operação de transporte tem contato direto com os clientes, reflita e responda de que maneira a falta da gestão da qualidade nesta operação poderia prejudicar a imagem da empresa.

Resumo

Como visto a gestão da qualidade esta presente nas mais diversas areas da empresa e a logística é detentora desta pratica. Para se medir o desempenho das atividades logísticas a as empresas lançam mão dos KPIs de In Full e On Time que tem por objetivo medir a quantidade de pedidos completos e no prazo, respectivamente. Estes KPIs indicam aos gestores de logística o quão eficientes são suas operações para o completo atendimento dos requisitos dos clientes.

Indicadores de Qualidade na Armazenagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (459 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com