TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco E Retorno

Dissertações: Risco E Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Toda empresa que efetua investimento espera no mínimo o retorno do investimento efetuado pelos acionistas. Quanto maior o risco, maior o WACC (custo médio ponderado do capital).

RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS

O conceito de retorno pode ser entendido como uma forma dos investidores passarem o desempenho financeiro de um investimento.

Suponhamos que você tenha comprado 10 ações por $ 1.000. Não será pago dividendos, mas no final de um ano você as venderá por $ 1.100. Qual será o retorno sobre investimento.

Um modo de expressar o retorno de um investimento é em dólares.

Retorno em dólares = Montante a ser recebido – Montante investido

= $ 1.100 - $ 1.000

= $ 100

Se no final você vende suas ações por $ 900, seu retorno de dólares será de ($ 100)

Porém esta forma de entender o retorno expressa alguns problemas. Para se avaliar o retorno deve ter ciência da escala (tamanho) do investimento: um retorno de $ 100 sobre um investimento de $ 100 é um ótimo retorno (considerando que o investimento é mantido por um ano) más um retorno de $ 100 sobre um investimento de $ 10.000 seria baixo. Também deve se saber o tempo do retorno. Um retorno de $ 100 sobre um investimento de $ 100 será ótimo se ocorrer dentro de um ano, mas esse mesmo retorno em dólares já não será tão bom se ocorrer após 20 nos.

Assim a solução para esses problemas de escala e tempo é expressar os resultados dos investimentos como taxas de retorno ou retorno percentual.

Taxa de Retorno = Montante recebido – Montante investido

Montante Investido

Taxa de Retorno = Retorno em dólares = $ 100

Montante Investido = $ 1.000

Taxa de retorno = 0,10 = 10%

Risco significa: perigo ameaça exposição a perdas ou danos. Assim esta palavra traz a referência à chance de que algo desfavorável ocorra.

É possível analisar o risco de um ativo de duas maneiras (1) separadamente, considerando o ativo isolado, (2) como parte de uma carteira, considerando-se apenas um entre uma série de outros ativos da carteira. Portanto o risco unitário de um ativo é aquele que o investidor enfrentaria caso possuísse somente esse ativo. Obviamente, a maioria dos ativos é mantida em carteiras, mas é necessário compreender o risco unitário para entender o risco no contexto de carteira.

Exemplificando: Suponha que um investidor compre $ 100.000 em Letras do Tesouro Nacional de curto prazo com um retorno esperado de 5%. Nesse caso seria fácil estimar a taxa de retorno de 5% com bastante precisão. Logo este investimento é livre de risco.

Agora em contrapartida, se esse mesmos $ 100.0000 fosse investido nas ações de uma empresa que foi constituída há pouco tempo para explorar petróleo no Atlântico Central, não é possível estimar o retorno do investimento com precisão.

Pode se estimar a taxa de uma forma estatística em 20%, mas o investidor deverá entender que esta poderá oscilar para +1.000% a – 100%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com