TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negocioação - Unid 2

Exames: Tecnicas De Negocioação - Unid 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

1. Algumas ideias, contrárias ao livre comércio, começaram a prosperar diante da incerteza do futuro das negociações multilaterais. Países asiáticos (Tailândia, Vietnã, Miamar, Camboja e Laos) estudam formar um cartel do arroz para fixar o preço do produto. Para garantir seu suprimento, países importadores de alimentos estão competindo para fechar acordos bilaterais confidenciais com países exportadores de alimentos. Países exportadores de arroz, trigo e soja, como Argentina, Vietnã e Rússia restringiram suas vendas externas, aumentando a insegurança dos mercados.

Enquanto no mundo real é isso que está ocorrendo, o governo brasileiro apostou todas as suas fichas na Rodada de Doha. Hoje, tentando recuperar o tempo perdido, anunciou que pretende engajar-se em negociações bilaterais de abertura de mercado. A União Europeia, os países asiáticos e alguns pequenos países em desenvolvimento formam as prioridades declaradas pelo Itamaraty, com o apoio do setor privado.

Extraído de: (http://www.rbarbosaconsult.com.br/artigo-o-pior-dos-mundos.asp)

De fato, são vários os fatores que dificultam as negociações em qualquer nível. Considerando as alternativas abaixo, indique aquela que não é um fator que dificulta as negociações:

a. Os negociadores terem capacidades equivalentes em interpretar e absorver a informação.

b. Os negociadores terem diferentes graus de autoridade.

c. A informação debatida muitas vezes é incompleta.

d. Não se estabelecer um nível de confiança adequado entre as partes.

e. A combinação das condições de ambas as partes tornar impossível o acordo.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

1. “Graças a uma eficiente negociação, o governo federal acertou a troca das metas de universalização das concessionárias de telefonia fixa. No lugar de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações, que ofereceriam serviço de internet discada, pago, vão levar a rede de banda larga a todas as sedes de municípios e conectar a 1 Mbps 56,6 mil escolas públicas urbanas, que não pagarão pelo serviço até o final de 2025. A negociação demorou além do previsto, especialmente em função de dificuldades técnicas para estabelecer as regras da qualidade do serviço de conexão em banda larga das escolas públicas urbanas. Mas, em 8 de abril, em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula, de cinco ministros, do presidente da Anatel e executivos das concessionárias de telefonia fixa, o governo anunciou, formalmente, a troca de metas de universalização e o Programa Banda Larga nas Escolas. Saudado por autoridades do governo e por todos os segmentos da indústria de telecomunicações, a troca de metas substitui a instalação de pouco mais de 8 mil PST’s, prevista nos contratos de concessão que entraram em vigor em 2006, pela extensão da infraestrutura de banda larga aos 3.516 municípios que hoje não contam com ponto de presença da internet e só podem acessar a rede via linha discada e, na grande maioria das cidades, pagando ligação de longa distância. A negociação também inclui a conexão em banda larga a 1 Mbps das 56,6 mil escolas pública urbanas até 2010, que não pagarão pelo serviço pelo menos até o final do atual contrato de concessão(2025)”. Fonte: (http://www.arede.inf.br/inclusao/edicao-no36-maio2008/1374).

O texto referente ao processo de negociação acerca do fornecimento de banda larga para os municípios brasileiros ressalta a preocupação com o que seria um bom acordo para as partes, onde se destacam:

I – Preocupações com a abrangência da solução adotada.

II – A rapidez com que se chegou a um lugar comum.

III – Cuidados no levantamento de informações.

IV – A sustentabilidade do plano, considerando um largo horizonte de tempo.

a. I e II

b. II e IV

c. I, II, III e IV

d. II, III e IV

e. I, III e IV

0,2 pontos

PERGUNTA 3

1. Todo mundo deveria ficar atento à mentira "juro zero". Lojas que vendem produtos com preço à vista igual ao preço parcelado, simplesmente embutem as taxas de juros no preço do produto e alardeiam a facilidade no pagamento como grande diferencial competitivo. Saber disso e identificar as taxas praticadas no mercado lhe põe em posição de vantagem para desmascarar o engodo e pleitear descontos. Qual das considerações básicas a seguir tem implicação evidente nestes casos:

a. As negociações têm uma estrutura.

b. A estrutura delineia a estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com