Valor Presente Liquido, Taxa Interno De Retorno E Payback
Artigo: Valor Presente Liquido, Taxa Interno De Retorno E Payback. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: IzadoraADm • 25/11/2014 • 1.239 Palavras (5 Páginas) • 1.348 Visualizações
1. Conceitos
1.1 Valor Presente Liquido
O valor presente líquido (VPL) é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração.
Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto.
Caso o VPL encontrado no cálculo seja negativo, o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que sugere que ele seja reprovado. Caso ele seja positivo, o valor obtido no projeto pagará o investimento inicial, o que o torna viável.
A diferença entre o valor de mercado de um investimento e seu custo é denominada VPL (Valor Presente Líquido) do investimento. O VPL representa quanto de valor foi adicionado, hoje, realizando-se determinado investimento.
O valor presente líquido é um método simples, muito útil para os decisores, mas como todos os métodos simples tem diversas desvantagens. A maioria dessas desvantagens são ultrapassadas por métodos mais avançados, como a avaliação de opções reais.
Para cálculo do valor presente das entradas e saídas de caixa é utilizada a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) como taxa de desconto. Se a TMA for igual à taxa de retorno esperada pelo acionista, e o VPL > 0, significa que a decisão favorável à sua realização. Sendo o VAL superior a 0, o projecto cobrirá tanto o investimento inicial, bem como a remuneração mínima exigida pelo investidor, gerando ainda um excedente financeiro. É, portanto, gerador de mais recursos do que a melhor alternativa ao investimento, para um nível risco equivalente, uma vez que a taxa de actualização reflete o custo de oportunidade de capital. Estamos perante um projeto economicamente viável. Desta maneira, o objetivo da corporação é maximizar a riqueza dos acionistas, os gerentes devem empreender todos os projetos que tenham um VPL > 0, ou no caso se dois projetos forem mutualmente exclusivos, deve escolher-se o com o VPL positivo mais elevado.
Se o VAL = 0 – Ponto de indiferença. No entanto, dada a incerteza associada à estimativa dos cash flows que suportaram a análise, poder-se considerar elevada a probabilidade de o projecto se revelar inviável.
Se o VAL < 0 – Decisão contrária a sua realização. Estamos perante um projecto economicamente inviável.
Na análise de dois ou mais projetos de investimento: Será preferível aquele que apresentar o VAL de valor mais elevado. No entanto, há que ter em consideração que montantes de investimento diferentes, bem como distintos horizontes temporais, obrigam a uma análise mais cuidada.
Fórmula
1.2 Taxa Interna de Retorno (TIR)
A taxa Interna de Retorno é um dos principais métodos de análise de investimentos, seja para avaliar a viabilidade de projetos ou acompanhar e comparar a rentabilidade de investimentos. Também é utilizado para se conhecer a taxa de juros de empréstimos e financiamentos.
A Taxa Interna de Retorno (ou do inglês: IRR=Internal Rate Return) de um fluxo de caixa da operação é a taxa real de juros da operação financeira. Há uma íntima relação entre o VPL (NPV) e a TIR (IRR), devendo as considerações sobre eles resultar de análises invertidas quando se tratar de Investimentos ou Financiamentos.
INVESTIMENTO - se NPV for positivo, a Taxa Real (IRR) é maior do que a Taxa de Mercado; se NPV for negativo, a Taxa real (IRR) é menor do que a Taxa de Mercado e, se NPV=0, então a Taxa de Mercado coincide com a Taxa Real (IRR).
Conclusão: Em um Investimento, se NPV é maior, então a Taxa (IRR) também é maior.
FINANCIAMENTO - se NPV for positivo, a Taxa Real IRR é menor do que a Taxa de Mercado; se NPV for negativo, a Taxa real IRR é maior do que a Taxa de Mercado e, se NPV=0, então a Taxa de Mercado coincide com a Taxa Real (IRR).
A Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) é a taxa de atualização do projeto que dá o VAL nulo. A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada período (ano, mês, ...) sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. A TIR é um critério que atende ao valor de dinheiro no tempo, valorizando os cash-flowsatuais mais do que os futuros, constitui com a VAL e o PAYBACK atualizado os três grandes critérios de avaliação de projetos. A TIR não é adequada à seleção de projetos de investimento, a não ser quando é determinada a partir do cash-flow relativo.
A Taxa Interna de Retorno de um investimento pode ser:
• Maior do que a Taxa Mínima de Atratividade: significa que o investimento é economicamente atrativo.
• Igual à Taxa Mínima de Atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença.
• Menor
...