Ética e Relações Humanas no Trabalho
Por: Luiz Gwyer • 7/6/2016 • Artigo • 468 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Nome | Luiz Fernandes |
RA | 9911176784 |
Atividade Colaborativa
INTRODUÇÃO
Desingualadade social e a impunidade social , são heranças de um Brasil, que teve seus índios e também os africanos escravizados.
Herança esta , que perdura até hoje refletida na necessidade do trabalhador que larga sua cidade para exercer funções que os sobrecarrega , a fim de suprir a necessidade imediada de empresas escravocratas contemporâneas . Este trabalhador se submete a tal para que suas necessidades básicas sejam mantidas. Mesmo com ações governamentais no intuito de acabar com este tipo de trabalho escravo, ainda assim o mesmo tem sido mantido desde as grandes cidades as zonas rurais. No Brasil escontramos formas de escravidão no trabalho forçado, por dívidas,trabalho degradante e o trabalho infanto-juvenil e até mesmo infantil.
Nas fábricas, antes o maquinário era manual onde era necessário a mão de obra a um período integral para o manuseio destes equipamentos. Hoje com o avanço da tecnologia basta apenas o manuseio de botões e computadores para fazer uma fabrica funcionar. Porém , há aquelas que não se atualizaram e tem mantido o trabalho braçal.
- Os agentes responsáveis pela escravidão no trabalho contemporâneo são os aliciadores de pessoas que por suas vez, vulneráveis se submetem a um trabalho sem dignidade , sendo escravos ; onde se sujeitam a tal, porque os agentes fazem promessas falsas aos mesmos ; estes prometem mundos e fundos aos trabalahores , que acabam sendo escravizados e a que aceitam a condição por falata de opção ou por não poder voltar atrás devido alguns motivos.
- Escravidão é anti ético , pois ela é irrelevante! A falta de respeito ao próximo se destaca na escravidão nos dias atuais. A consciência esta no indivíduo . Ética e respeito ao trabalho e ao próximo não estão presentes nestes agentes "escravizadores" por isto , estes escravizam.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A escravidão contemporânea não é exclusividade do Brasil. Ela vem se adequando aos meios oferecidos pela desigualdade. Tem seu cenário urbano ou rural. Ironicamente, no Brasil ela se destaca do resto do mundo, por fazer projetos administrativos e legislativos a que visem à erradicação deste mal. Ela não foi ocasionada pela introdução do modo de produção capitalista, na realidade a escravidão acompanhou o desenvolvimento da sociedade com objetivos e formas diferentes e persiste na contemporaneidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOSCATTO, Eli. A vergonha da escravidão contemporânea. Disponível em: <http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/a-vergonha-da-escravidao-contemporanea.html#ixzz3L1jCKSCd>. Acesso em: 3 dez. 2014. Se preferir, CLIQUE AQUI.
Chinesa em situação de escravidão não quer voltar ao país. G1,24 set. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/09/chinesa-em-situacao-de-escravidao-nao-quer-voltar-ao-pais-diz-mpt.html>. Acesso em: 3 dez. 2014. Se preferir, CLIQUE AQUI.
...