TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Modelagem de Negócios

Por:   •  14/9/2023  •  Dissertação  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 4

Analise o contexto do final da 1ª. Guerra Mundial, em especial, as perdas alemãs e as imposições e reparações exigidas pelos vencedores. Destaque o cenário econômico da Alemanha no início da década de 1920 e a posição dos EUA sobre a liga das Nações.

1918, período do final da 1º Guerra Mundial, há a vitória da Tríplice Entente é a e a derrota alemã é total, ademais o Império Austríaco se divide e o tem o fim do Império Otomano. Nesse contexto, o mapa global é redesenhado.

Devido aos resultados da guerra, em 1919 o Tratado de Versalhes, o qual há múltiplas interpretações, foi assinado e encerrou formalmente o estado de guerra, A Alemanha não teve o direito de participar das negociações e foi declarada, juntamente aos seus aliados, “únicos responsáveis” pela guerra. O tratado impôs duras consequências e reparações a nação alemã. Entre as punições e reparações estavam: devolver a Alsácia e Lorena para a França e a Prússia Ocidental (Danzig) para a Polônia, pagamento de 20 Bilhões de marcos alemães em ouro, perda de território, de população, terras agricultáveis e reservas de minério de ferro, a proibição da Áustria se unificar com a Alemanha e as duras reparações militares da França e Inglaterra. O efeito disso na nação foi o sentimento de humilhação na Alemanha, os civis achavam que o país foi coberto de vergonha indevida. Também houve consequências no cenário econômico, na década de 1920, agregando os custos da guerra ao Tratado de Versalhes o cenário era extremamente desafiador e instável. A indenização alta demais levou o país para a hiperinflação de 1923, além de causar uma crise econômica, altas taxas de desemprego, instabilidade política e escassez de recursos e alimentos.

Outrossim, em janeiro de 1920, como parte de Versalhes, a Liga das Nações, organização internacional, é estabelecida com o propósito de evitar toda ou qualquer guerra futura. No entanto, a Liga das Nações enfrentou muitas dificuldades em sua tentativa de preservar a paz mundial. Sendo um dos principais problemas a não ratificação dos Estados Unidos, importante nação, a proposta de formação da organização. A nação Americana optou por uma política de isolacionismo durante parte do período entre guerra, demonstrando sua força.

Há diferentes interpretações sobre os “efeitos” do Tratado de Versalhes, tanto em relação ao desenvolvimento de regimes totalitários como para a Segunda Guerra. O grupo deve fazer um resumo do debate sobre estas interpretações, não obrigatoriamente conclusivo, mas analítico.

Tratado de Versalhes assinado após a primeira guerra mundial pode ter diferentes interpretações em relação aos seus “efeitos” na história. Uma primeira interpretação para o tratado é de ter sido um acordo de paz entre os países que estavam envolvidos na primeira guerra, na qual a Alemanha era posta como culpada pela guerra e assim teria que arcar com todas as dívidas referentes a mesma, de forma em que tivesse que pagar pelos prejuízos, neste momento a Alemanha entra em um período que cultiva um sentimento de humilhação e fraqueza.

Outra interpretação para o Tratado de Versalhes é dele ter sido um meio de “revanche” dos países para frear a Revolução Industrial e o desenvolvimento econômico na Alemanha, que vinha ameaçando o poder nesse quesito de países como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com