TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Seminário: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

gandhi!O filme retrata a luta de um homem, a frente de seu povo.

Após ser humilhado, e expulso de dentro de um vagão de trem, por causa de preconceito racial, ele se revolta e começa a lutar pelos direitos de seu povo, despindo-se de tudo ele passa a sentir na pele os problemas que afetam a população, e começa uma luta pela igualdade social. A Índia um país cheio de controvérsias que vive um tempo de muitas lutas e desigualdades sociais é o cenário desse filme e infelizmente até os dias de hoje ainda passa por graves problemas sociais.

Em nosso país não existe alguém como Gandhi infelizmente, mas existem políticos interessados em fazer alguma coisa, mas esbarram em políticas mal elaboradas e em corrupção, muitos são os problemas que afetam a população como saneamento básico, miséria e fome, o cenário é parecido com o retratado no filme, apesar do país ser um grande produtor de grãos, vemos muitos padecerem de fome.

Diante do cenário atual vivido em nosso país, de revolta e insatisfação com o poder público, de badernas e protestos violentos, ás vezes com depredações do patrimônio público, o filme com a história de Gandhi, deveria ser usado como aprendizagem para aqueles que querem fazer protestos, pois a vivência dele nos inspira a ser pacíficos e lutar pelos direitos de forma justa e sem violência. Pois só assim o país sairá dessa insatisfação, e abrirá os olhos dos governantes para o bem de todos.

A constituição de um país tem importância fundamental em sua estruturação político-administrativa, na organização do poder estatal, como também no reconhecimento dos direitos fundamentais do homem.Temos uma constituição que foi elaborada segundo as necessidades da população apesar de ter algumas falhas, ela é justa e sempre pode ser questionada, são diretos adquiridos que podemos requer sempre que for necessário. Nosso país estabelece uma cidadania, mas ainda convivemos com a má distribuição de renda que origina desigualdades sociais, é preciso que sejam criadas políticas que alcance os reais interesses da população e que venham de encontro com suas necessidades.

A constituição em seu artigo 6° assegura aos brasileiros que: São direitos sociais, a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e á infância, a assistência aos desamparados.

Cidadania é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação á sociedade em que vive, os direitos são três tipos: direito político, direito civil, direito social.

O direito civil é o principal ramo do direito privado. Trata-se do conjunto de normas (regras e princípios) que regulam as relações entre os particulares que se encontram em uma situação de equilíbrio de condições.

As demais vertentes do direito privado, como o direito do trabalho, o direito comercial e o direito do consumidor encontram sua origem no direito civil, sendo dele separados com a finalidade de buscar a proteção a uma das partes, seja por ser ela concretamente mais fraca que a outra (como o trabalhador e o consumidor), ou por ser ela merecedora de uma proteção em virtude de sua função sócio-econômica (o comerciante/empresário).

O direito civil tem como objetivo estabelecer os parâmetros que regem as relações jurídicas das pessoas físicas e jurídicas. Por isso, estabelece as condições em que os membros de uma comunidade podem relacionar-se, nos mais variados sentidos.

Refere-se à pessoa, à família, aos bens e à sua forma de aquisição, à sucessão (com quem os bens ficam depois da morte de alguém), às obrigações de fazer e de não fazer e aos contratos. Regulamenta os atos das pessoas jurídicas, principalmente o Direito Comercial/Empresariais.

Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Assim, diferentemente dos direitos liberais, se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais. Por isso, tendem a possuir um custo alto e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com