TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EBD-escola Biblica Dominical

Seminário: EBD-escola Biblica Dominical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Seminário  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

"Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2Tm 1.5).

Em sua primeira viagem missionária, Paulo pregou na sinagoga em Icônio onde muitos judeus e gentios creram no evangelho. Os líderes dos judeus, cheios de inveja, levantaram o povo gentio contra Paulo e sua equipe. Apesar dos sinais e prodígios que eram operados pelas mãos dos servos do Senhor, o povo da cidade ficou dividido e os judeus formaram um motim para apedrejar Paulo. Sabendo disso, tiveram de fugir da cidade e foram para Listra.

Listra era uma cidade que ficava nas altas planícies da Licaônia, sendo uma das colônias romanas da Galácia. Não havia qualquer atrativo comercial nessa localidade, mas a sua posição geográfica mostra a intenção romana de defesa, pois a cidade era estratégica.

Talvez a segurança da cidade de Listra tenha sido a indicação do Senhor para aquele momento do ministério de Paulo. E ali também pregaram o evangelho. Vendo um aleijado desde o seu nascimento, que jamais andara, Paulo ministrou-lhe a cura em nome de Jesus. E o homem deu um salto e passou a caminhar. O povo da cidade ficou perplexo com o fato e os sacerdotes pagãos trouxeram touros e grinaldas para sacrificarem a Paulo e Barnabé, pensando que fossem deuses. Mas o apóstolo tomou a palavra e falou do poder de Deus, anunciando-lhe Jesus. Entretanto alguns judeus de Icônio e de Antioquia convenceram a multidão a apedrejar Paulo. E eles o fizeram.

Deus operou maravilhosamente na vida de seu servo. Após o apedrejamento, crendo que ele já estava morto, a multidão o deixou. Então vieram os discípulos e o rodearam. Paulo se levantou, entrou na cidade de Listra e, no dia seguinte partiu com Barnabé para outro campo missionário. Foram para Derbe.

Possivelmente nesse primeiro contato com os judeus na cidade de Listra, a família de Lóide deve ter tido o conhecimento de Jesus como o Messias prometido. Lóide, sua filha Eunice e seu neto Timóteo tornaram-se cristãos. Quando Paulo regressou àquela cidade, já em sua segunda viagem missionária, ele levou consigo o jovem Timóteo. O apóstolo investiu em Timóteo, preparando-o para ser líder e continuar sua missão naquela geração. Paulo lhe passou o bastão e recomendou Timóteo às igrejas, as quais ele visitaria por orientação do apóstolo.

Em sua última carta escrita, antes do seu julgamento final e sua execução pelo mandado de Nero, Paulo encorajou Timóteo a perseverar e prosseguir na jornada até o fim. Paulo escreveu, dizendo que orava por Timóteo dia e noite, “trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. (v.5).

Eunice era uma jovem judia, filha de Lóide, que se casara com um grego. A Bíblia não nos fala os nomes dos esposos de ambas. Quem sabe já fossem viúvas quando Paulo as conheceu em Listra. Entretanto a fé dessas mulheres marcou o apóstolo. Ele menciona sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus e a firmeza desses princípios na criação de Timóteo.

Lóide e Eunice tornam-se símbolos cristãos na educação dos filhos. O ensino da Palavra de Deus em sua casa era fundamental. A oração, a meditação nos textos bíblicos e o compartilhar das experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com