TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAINDO UM CONCEITO BÍBLICO

Por:   •  2/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.936 Palavras (24 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 24

EXTRAINDO UM CONCEITO BÍBLICO E EQUILIBRADO DO BATISMO NO ESPÍRITO  SANTO

ALENCAR, Rubens Dantas (estudante) Licenciando/Bacharelando em (teologia interconfessional) no Centro Universitário Internacional Uninter

SECCO, Maycon Rafael.

RESUMO

        Este trabalho tem como tema extrair um conceito bíblico sobre o batismo no Espírito Santo, como forma de contribuir para um tema que divide opiniões no meio evangélico e dentro da teologia. afinal de contas: o que é o batismo no Espírito? Em que momento ele é dado? Existe alguma evidência física? Essa questão é bastante pertinente pois influencia diretamente como uma igreja vive, e como ela se relaciona com o Espirito Santo, se ela crê nos dons sobrenaturais do espírito como curas e sinais, profecias etc., ou se para ela são coisas que ficaram no passado da Igreja. O propósito central deste estudo é permitir que tenha-se um relacionamento genuíno com o espírito baseado nas Escrituras Sagradas. Para isso, foi feito um estudo qualitativo bibliográfico de obras que tratam do tema, com teólogos renomados e de diferentes pontos de vista, tendo como base de inspiração o livro” Batismo no Espírito Santo” de Chad Owen Brand, mas com uma vasta lista de autoridades no assunto. Cada um desses principais pontos de vista foi analisado com base nos textos bíblicos e através da hermenêutica pode-se destacar os seus pontos fortes bem como as inconsistências com as Escrituras, formando através disto um conceito bíblico e equilibrado. Este estudo demonstrou que o conceito reformado sobre batismo no Espírito Santo é o mais coerente com as escrituras por

Palavras-chave: Espírito. Batismo. Santo. pentecostal. Carisma.

1-Introdução

O tema deste trabalho acadêmico é o fenômeno do “batismo no Espírito Santo” encontrado nas Escrituras, no Novo Testamento, nos Evangelhos, em Atos principalmente e ainda em um texto de Paulo em 1Coríntios. A final de contas, o que é o Batismo dito por João aos discípulos de Jesus? Quando ele ocorre? No momento da conversão ou é uma experiência posterior? Existe uma evidência física inicial? Busca-se aqui neste trabalho relacionar as doutrinas de diferentes tradições cristãs continuístas,  principalmente os pentecostais, que creem no batismo com Espírito como uma segunda benção, uma experiência posterior à conversão, e que possui uma evidência inicial de falar em línguas, e que é uma “regra” segundo o padrão do livro de atos dos apóstolos. Por outro lado, reformados geralmente creem que o batismo no Espírito acontece no momento da conversão, sendo assim todos os cristãos são batizados, segundo 1coríntios 12, e que não se faz necessário uma evidência inicial. Existem ainda outras tradições que variam esses conceitos gerias.

        Este tema foi escolhido por que é um questionamento muito presente na Igreja evangélica atual, principalmente após o crescimento do movimento pentecostal. O conceito e características do Batismo no Espírito Santo divide opiniões, e muitas vezes divide até os irmãos, causando distinção e discórdia dentro do ambiente eclesiástico. Um estudo e esclarecimento bíblico deste tema , pode trazer diálogo, equilíbrio e união entre os irmãos protestantes de diferentes denominações.

        O objetivo geral é definir o conceito bíblico de “batismo no Espírito Santo”, através de ferramentas hermenêuticas e exegéticas, também levando em conta o entendimento de estudiosos em teologia na área de Exegese, conceituar o batismo no Espírito Santo em diferentes visões, aplicar ferramentas hermenêuticas para analisar essas visões conforme a Bíblia e por fim chegar a uma definição através dessa análise de um conceito bíblico e equilibrado do que é o “batismo no Espírito Santo”.

        Inicialmente serão apresentadas as doutrinas das tradições: reformada, pentecostal e carismática, apresentando o conceito, principais textos em que ele se baseia e apontando os pontos fortes e fracos segundo uma análise hermenêutica sadia. Posteriormente,  será apresentado um conceito final, com base em nossa análise, do que seria, biblicamente, o Batismo com Espírito Santo.

2-METODOLOGIA

        será feito um estudo bibliográfico, tendo em vista o teor do conteúdo e objeto de estudo abordado, utilizando como fontes  principalmente o livro “Batismo no Espírito Santo” de C. Owen onde foi feito um debate entre cinco tradições cristãs: reformada, pentecostal, metodista, carismática e católica, com um especialista representante de cada doutrina, o livro “Batismo e Plenitude do Espírito” do Jonh Stott trazendo uma representação mais reformada e o livro “Batismo e Dons do Espírito” do Dr. Loyd Jones, que é um típico representante da doutrina pentecostal. Além destes, foram consultados também outros livros como dicionários bíblicos, livros exegéticos, teologias sistemáticas e comentários bíblicos que não serão citados mas foram de grande utilidade para pesquisa. Os resultados foram apresentados de forma qualitativa, desenvolvendo e refletindo sobre as coerências e inconsistências das doutrinas apresentadas.

3-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

         Pode dizer , de forma geral que batismo no Espírito Santo é um “mergulhar, submergir” no Espírito, um ato no qual o crente é revestido pelo Espírito, esse conceito, porém pode variar de acordo com a tradição teológica que o interpreta. Mas afinal, o que seria de fato esse mergulhar? em qual momento ocorre? e principalmente, o que as escrituras falam acerca disso?

        Bem, esse assunto só está sendo proposto por três motivos: primeiramente porquê após o movimento pentecostal do séc.XX, a doutrina pentecostal baseou sua principal identidade no uso dos dons espirituais, através do batismo no Espírito, trazendo a tona um significado para o termo que estava em desuso no meio teológico; segundo porque o batismo no Espírito é um assunto bíblico, e como teólogos é muito importante tomar conhecimento deste assunto segundo o texto bíblico, e principalmente a aplicação deste conceito na vida dos cristãos; terceiro porque na atualidade este é um assunto que gera muita polêmica e divisões dentro das igrejas, e devemos buscar ser o mais capacitados possível para fornecer entendimento e resolver esses problemas com muita sabedoria e amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (566.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com