Um Projeto Escola da Fé
Por: Elvis Silva • 17/11/2016 • Relatório de pesquisa • 379 Palavras (2 Páginas) • 689 Visualizações
PROJETO ESCOLA DA FÉ
- INTRODUÇÃO
A Escola Paroquial da Fé, é um projeto de formação permanente para lideranças, agentes de pastorais e os mais diversos fiéis leigos que querem conhecer mais amplo sobre diversos temas, como: Teologia, Bíblia, Espiritualidade, Liturgia, Fé, Eclesiologia, etc.
- OBJETIVO
A Escola Paroquial da Fé busca através de cursos temático ampliar o campo formativo dos fiéis para que possam assim desempenhar uma melhor função em sua pastoral ou movimento e ainda testemunhar a nossa fé na sociedade.
- DESENVOLVIMENTO
Seguindo o que foi apresentado na última Assembleia Paroquial, onde os temas fossem trabalhado de forma modular, desenvolvemos a seguinte proposta metodológica para a Escola Paroquial da Fé:
- Aula Inaugural
A aula inaugural seria realizada por um especialista no tema proposto para aquele determinado assunto. Garantindo assim uma maior qualidade e referência no assunto proposto.
- Módulo
As aulas realizadas durante o módulo seriam aplicadas pelos seminaristas da paróquia, divididos nas comunidades para ampliar a abrangência da escola.
Esse formato é extremamente interessante uma vez que os seminaristas terão a oportunidade de estarem ampliando o seu leque de estudos, treinando técnicas de oratória e explanação em público.
A comunidade ganha, pois traz para próximo dela uma formação de qualidade, facilitando e agilizando o deslocamento de sua residência até o local do curso. Com turmas menores o tema pode ser mais aprofundado, além de ampliar o relacionamento interpessoal dos membros da comunidade.
- Sugestão de divisão para os Módulos
Aula Inaugural poderia ser feita na Igreja Matriz ou em outro espaço, como o Clube Abaeté ou no Espaço do Educador na Escola integral do Novo Horizonte.
Nas comunidades poderia ser feita um intercâmbio entre seminaristas, então o do Santo Agostinho aplica o Módulo no São Judas e assim por diante. Por questões de logística e segurança isso não seria aplicado nas Comunidades Santa Tereza, São José e São Francisco, onde o seminarista da comunidade coordena a formação.
Módulos nas Comunidades
- Santo Agostinho ->
- São Judas Tadeu ->
- Santa Tereza ->
- São José ->
- São Francisco ->
- Santa Rita/ São João Evangelista ->
- Matriz/ Santa Luiza/Nossa Sra. De Fátima ->
- CONCLUSÃO
Acredito que esse formato pode ampliar o número de inscrições para os cursos da Escola Paroquial da fé, bem como, auxiliar na formação e na preparação dos seminaristas do Seminário São José.
...